Parlamentares elegem nova mesa diretora da ALMG para o biênio 2015/2017

0

Chapa única encabeçada pelo deputado Adalclever Lopes foi eleita por unanimidade.

Por unanimidade, os deputados da 18ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) elegeram, neste domingo (1º/2/15), no Plenário, a Mesa para o biênio 2015-2017. O novo presidente da Casa é o deputado Adalclever Lopes (PMDB). Pela primeira vez na história, a Mesa da ALMG foi eleita pelo voto aberto, registrado no painel eletrônico. Todos os deputados votaram sim para os sete cargos, excetuando-se os deputados que presidiram a reunião – Hely Tarqüínio (PV) e Bonifácio Mourão (PSDB), os mais velhos entre os parlamentares.

Fruto de consenso dos deputados, foi apresentada chapa única. Assim, além do presidente Adalclever Lopes, foram confirmados os demais integrantes da Mesa. Como 1º-vice-presidente, o escolhido foi Hely Tarqüínio (PV); o 2º-vice-presidente, Lafayette de Andrada (PSDB); e o 3º-vice-presidente, Braulio Braz (PTB). O deputado Ulysses Gomes (PT) é o 1º-secretário; Alencar da Silveira Jr. (PDT) e Doutor Wilson Batista (PSD) foram eleitos, respectivamente, 2º e 3º-secretários.

Eleição da Mesa diretora da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para o 1º biênio 2015/2017 da 18ª Legislatura – Foto: Guilherme Dardanhan / ALMG

Presidente destaca evolução da democracia

Depois de empossar a nova Mesa, o presidente Adalclever Lopes fez uma breve comparação entre a primeira Assembleia instalada em Minas, em 1835 (a Assembleia Provincial), e a atual. Ele reforçou a importância da evolução da democracia e da participação popular nos rumos políticos do Estado.

Naquela ocasião, o Legislativo estadual foi eleito apenas por 0,15% da população mineira, em função do voto censitário. Apenas homens com altos rendimentos podiam escolher os representantes da Assembleia. “Os deputados que acabaram de tomar posse hoje estão aqui por livre escolha de toda a população mineira maior de 16 anos”, comparou.

Ele também exaltou a primeira eleição aberta da Mesa, outro ponto que, em sua opinião, marca a evolução da democracia. Afirmou, ainda, que a Assembleia de Minas tem se consolodiado como principal foro de discussão das questões de Minas e uma das mais atuantes em todo o País.

Adalclever Lopes reafirmou o compromisso de valorizar as prerrogativas do Poder Legislativo e com a defesa dos interesses do povo mineiro. Por fim, convocou os cidadãos para o acompanhamento permanente dos trabalhos da Casa. “Esse é um pré-requisito de cidadania fundamental de aperfeiçoamento de nossa democracia”, finalizou.

Ambiente descontraído – A eleição da Mesa foi realizada num ambiente de muita descontração entre os deputados. Ao final, vários fizeram declarações de voto para desejar sucesso aos escolhidos e reafirmar o apoio na composição da chapa.

Veja o perfil dos integrantes da nova Mesa

Presidente – Adalclever Lopes (PMDB)
Inicia seu quarto mandato consecutivo na ALMG. Em legislaturas anteriores, foi presidente das Comissões de Transporte e Obras Públicas, de Defesa do Consumidor e do Contribuinte e de Educação. É empresário. Suas principais regiões de atuação política são: Rio Doce, Jequitinhonha/Mucuri, Central e Zona da Mata. Nasceu em Belo Horizonte em 24/11/1966.

1º-vice-presidente – Hely Tarqüínio (PV)
Inicia seu sexto mandato na ALMG. Anteriormente, foi 2°-vice-presidente e 2º-secretário da ALMG, além de presidente da Comissão de Constituição e Justiça. É médico-cirurgião. Exerceu o cargo de secretário adjunto de Estado de Saúde. Suas principais regiões de atuação política são: Alto Paranaíba e Noroeste. Nasceu em Uberaba em 10/4/1940.

2º-vice-presidente – Lafayette de Andrada (PSDB)
Assume seu terceiro mandato seguido na ALMG, onde já presidiu a Comissão de Redação. É formado em Direito e professor da área. Foi vereador em Lavras e Juiz de Fora e secretário de Estado de Defesa Social. Suas principais regiões de atuação política são: Zona da Mata e Central. Nasceu em Belo Horizonte em 17/10/1966.

3º-vice-presidente – Braulio Braz (PTB)
Eleito para o terceiro mandato consecutivo, já foi presidente da Comissão de Redação. Na 17ª Legislatura, esteve afastado das atividades parlamentares para exercer o cargo de secretário de Estado de Esportes e Juventude. É administrador de empresas. Sua principal região de atuação política é a Zona da Mata. Nasceu em Muriaé em 21/9/1948.

1º-secretário – Ulysses Gomes (PT)
Deputado estadual pelo segundo mandato consecutivo, foi vice-presidente da Comissão de Esporte, Lazer e Juventude durante a 17ª Legislatura. Foi vereador em Itajubá entre 2002 e 2004. É graduado em Administração Pública. Sua principal região de atuação política é o Sul de Minas. Nasceu em Itajubá em 27/6/1977.

2º-secretário – Alencar da Silveira Jr. (PDT)
Deputado pela sexta vez consecutiva, na 17ª Legislatura foi 2º-secretário e 3º-secretário da ALMG. Em legislaturas anteriores, foi também 2°-secretário e presidiu as Comissões de Turismo e do Trabalho. É radialista. Integra o Conselho de Administração do América Futebol Clube. Sua principal região de atuação política é a Central. Nasceu em Sete Lagoas em 12/1/1962.

3º-secretário – Doutor Wilson Batista (PSD)
Inicia seu segundo mandato consecutivo na ALMG. Na 17ª Legislatura, foi presidente das Comissões de Redação e de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. É médico-cirurgião da Fundação Cristiano Varella e doutor em Medicina Interna e Terapêutica pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Sua principal região de atuação política é a Zona da Mata. Nasceu em São João del-Rei em 21/5/1969.

(Fonte: Assembleia Legislativa de Minas Gerais – ALMG)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui