Fogo já destruiu 100 mil metros quadrados de área perto do Parque Estadual do Rio Doce

0

Fogo continua e bombeiros trabalham nesta sexta-feira com apoio de brigadistas e policiais militares do meio ambiente.

Um incêndio já destruiu aproximadamente 100 mil metros quadrados de áreas verde na quinta-feira perto do Parque Estadual do Rio Doce, em Coronel Fabriciano. O fogo começou na tarde de ontem e foi encerrado à noite. Bombeiros voltaram para a área de combate às 5h desta sexta-feira para rescaldos.

Segundo os militares, as chamas começaram perto de uma mata ciliar no Rio Piracicaba e se propagaram rapidamente atingindo plantações agrícolas nas proximidades do parque estadual. Inicialmente, havia três focos de incêndio. Seis bombeiros contam com apoio de brigadistas do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e policiais militares do meio ambiente.

O parque está localizado nos municípios de Coronel Fabriciano, Marliéria, Dionísio e Timóteo, no Vale do Aço. Administrado pelo IEF, ele abriga a maior reserva de mata atlântica de Minas Gerais e é reconhecido como Reserva da Biosfera pela Organização das Nações Unidas (ONU). A unidade de conservação tem 35.970 hectares.

O gerente do parque, Vinícius de Assis Moreira, informou que o fogo foi em uma área fora dos limites do parque. Os brigadistas da unidade ajudaram no combate para evitar que as chamas chegassem à reserva.

Parque do Rio Doce foi a primeira unidade de conservação criada em Minas Gerais – Foto: Divulgação

(Estado de Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui