Apagão atinge Minas Gerais e outros estados do Sudeste, Sul e Centro-Oeste do Brasil

0

Consumidores de energia relatam em redes sociais na tarde desta segunda-feira, falta de luz nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste nos seguintes Estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, além do Distrito Federal.

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) confirmou que recebeu orientação do Operador Nacional do Sistema (ONS) para reduzir o fornecimento no Estado e disse que se pronunciaria oficialmente sobre a questão.

Até as 17h30, porém, a estatal não havia informado de quanto foi a redução, assim como as áreas atingidas e consumidores atingidos. Mas, por meio de redes sociais da internet, internautas relataram cortes em áreas de Belo Horizonte, além de cidades da região metropolitana da capital e municípios do interior, situação também registrada em Estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Espírito Santo e Distrito Federal.

No início da tarde, vários bairros da Região Oeste de Belo Horizonte já haviam ficado sem energia por causa do rompimento de um cabo na Avenida Raja Gabaglia, próximo à 4ª Região Militar do Exército Brasileiro.

A falta de energia afetou semáforos da avenida, uma das mais movimentadas da área, e o tráfego teve que ser controlado por agentes da BHTrans, empresa responsável pelo gerenciamento do trânsito e do transporte público na capital. A queda de energia durou cerca de duas horas.

Justificativa do ONS

No início da noite, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) se pronunciou oficialmente. O órgão afirmou que problemas na transferência de energia das Regiões Norte e Nordeste para o Sudeste e a elevação da demanda no horário de pico provocaram os cortes na oferta de energia elétrica nesta segunda-feira.

Em nota, o ONS explica que esses dois problemas levaram à redução na frequência elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN), mesmo havendo “folga de geração”. “A frequência elétrica caiu a valores da ordem de 59 Hz, quando o normal é 60 Hz”, diz a nota do ONS.

Por causa da queda na frequência ocorreu a perda de usinas geradoras de energia. De acordo com a ONS, foram atingidas as usinas Angra I, Volta Grande, Amador Aguiar II, Sá Carvalho, Guilman Amorim, Canoas II, Viana e Linhares (Sudeste); Cana Brava e São Salvador (Centro-Oeste); e Governador Ney Braga (Sul). No total, foram afetados 2.200 MW, nessas três regiões.

A determinação para que as distribuidoras de eletricidade reduzissem sua carga de energia teve como objetivo “restabelecer a frequência elétrica às suas condições normais”. Segundo a nota do ONS, foram atingidos “menos de 5%” da carga do SIN. A situação foi totalmente normalizada às 15h45.

O ONS confirmou que foi convocada para esta terça-feira, 20, às 14h30, no Rio, uma reunião com todos os agentes envolvidos para analisar a ocorrência, conforme antecipou o Broadcast.

Outros estados

O ONS determinou que diversas distribuidoras de energia, com operações nas regiões Sudeste e Sul, reduzissem a oferta de energia durante uma parte da tarde desta segunda-feira. As companhias Eletropaulo, CPFL Energia, Copel e Light confirmaram a orientação do ONS. A reportagem da Agência Estado apurou que a Ampla também recebeu igual determinação. A EDP Energias do Brasil ainda não confirmou eventuais orientações do ONS. A Eletrobras, que opera apenas na região Nordeste, não recebeu nenhuma determinação.

Em São Paulo, a Eletropaulo foi orientada a reduzir a oferta em 700 MW de energia distribuída. No caso da CPLF Energia, a redução foi de aproximadamente 800 MW de energia. A primeira informou que restabeleceu a totalidade de sua carga de energia distribuída às 15h50. A CPFL, por outro lado, informou que a orientação inicial do ONS permitia o restabelecimento para um terço dos clientes atendidos. A Copel teve que reduzir a carga em 320 MW.

A Eletropaulo, no entanto, informou por meio de nota à imprensa que o ONS orientou o corte de energia de mais de 700 Megawatts. A empresa diz que o Centro de Operações da Distribuidora acompanha a situação e “segue monitorando o sistema integrado por meio do ONS”.

Poucos minutos depois, em novo comunicado, informou que, “seguindo orientação do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), restabeleceu a totalidade de sua carga de energia distribuída às 15h50”.

De acordo com assessoria de imprensa da Eletropaulo, em contato telefônico, não há informações oficiais de quais regiões da cidade de São Paulo sofrem ou sofreram com os cortes de energia. A companhia promete comunicado para detalhar melhor quais regiões atendidas por ela serão ou foram afetadas.

A Copel também foi orientada pelo ONS a reduzir oferta em 320 MW de energia distribuída; a Light e a Ampla também receberam ordem semelhante. CPFL Energia, após ser submetida à mesma determinação, recebeu autorização para restabelecer fornecimento a um terço dos clientes.

Em São Paulo, a Linha Amarela do metrô tem problemas de operação devido à falta de energia elétrica. De acordo com a ViaQuatro, que administra o trecho, a operação é parcial. O Twitter oficial da concessionária republica fotos tiradas por usuários. Nas imagens, pessoas descem dos trens e caminham pelos trilhos.

O Distrito Federal também enfrentou problemas no fornecimento de energia elétrica na tarde desta segunda-feira. Conforme a CEB Distribuição, que atende a capital federal, algumas subestações foram desligadas às 15 horas, a pedido do Operador Nacional do Sistema (ONS). Foram desligadas oito subestações: Samambaia Oeste, Brasilândia, PAD/DF, Planaltina, São José, Vale do Amanhecer, São Sebastião, Sobradinho. Às 15h40 as subestações voltaram a funcionar, exceto São José e PAD/DF.

Segundo a CEB, cerca de 157 mil unidades consumidoras ficaram sem energia neste período. A região da Esplanada dos Ministérios e da Praça dos Três Poderes, entretanto, não foi atingida.

Em Goiás, segundo a distribuidora Celg-D, houve corte manual de carga no total aproximado de 200 megawatts (MW) a partir das 14h58. A companhia goiana informa que o corte foi realizado conforme orientações do Operador Nacional do Sistema (ONS)elétrico, “em função das condições sistêmicas”. A Celg cita que o corte afetou várias regiões de Goiás, inclusive parte de Goiânia, com normalização a partir das 16 horas.

Municípios afetados em Minas Gerais

– Aimorés
– Alvarenga
– Antônio Dias
– Belo Horizonte (parcial)
– Bonfim
– Brumadinho
– Cachoeira do Campo
– Capitão Andrade
– Conquista
– Conselheiro Pena
– Coronel Fabriciano
– Crucilândia
– Cuparaque
– Delta
– Dom Cavati
– Engenheiro Caldas
– Esmeraldas
– Espinosa
– Fernandes Tourinho
– Galileia
– Goiabeira
– Gorutuba
– Governador Valadares (parcial)
– Igarapé
– Ipatinga (parcial)
– Itabira
– Itacarambi
– Itanhomi
– Itueta
– Jaguaraçu
– Jaíba
– Japonvar
– Jataí
– Juatuba
– Juvenília
– Manga
– Mário Campos
– Mateus Leme
– Matias Cardoso
– Miravânia
– Pintópolis
– Resplendor
– Ribeirão das Neves (parcial)
– Santa Rita do Itueto
– São Francisco
– São Geraldo do Baixio
– São João das Missões
– São Joaquim de Bicas
– Sobrália
– Tarumirim
– Tumiritinga
– Uberaba (parcial)
– Varzelândia
– Verdelândia

(Agência Estado / Rádio Itatiaia)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui