Instalação de poste em frente à Igreja São José incomoda moradores de Minas Novas

0

Cemig diz que a remoção do poste para frente da igreja foi a única solução encontrada para sanar uma situação de risco. Internautas cobram uma solução para evitar a descaracterização do cenário da igreja.

A instalação de um poste de energia elétrica em frente à Igreja São José, monumento histórico e turístico da cidade de Minas Novas, provocou uma série de reclamações de moradores, que se sentem incomodados com a descaracterização do cenário em torno da última e única igreja em formato octogonal do período Brasil Colônia.

Um dos primeiros a se preocuparem com a modificação foi o gerente da Rádio Bom Sucesso, Geraldo Fernandes, o popular “Lalado”. Ele registrou a obra realizada pela empreiteira da Cemig e compartilhou com um repórter do Aconteceu no Vale. Na legenda da foto Lalado disse: “Prefeitura de Minas Novas faz vista grossa e permite a instalação de um poste em frente à igreja São José, burlando as normas do código de postura do município.”

Instalação do poste descaracteriza cenário da igreja histórica – Foto: Internauta/WhatsApp

As fotos rapidamente se espalharam pela rede e várias pessoas deixaram comentários demonstrando indignação com o ocorrido. Um dos internautas disse que tentou convencer os funcionários da empreiteira a não instalarem o poste. “Particularmente tentei convencer os terceirizados da Cemig que o poste mataria um dos cenários mais antigos da nossa cidade. Trocaram seis por meia dúzia. Retiraram um poste defronte ao Sobrado Dário Magalhães (necessário, diga-se de passagem) e colocaram na frente da última e única igreja em estilo octogonal no mundo. O certo seria fazer naquele trecho um cabeamento subterrâneo. Pior, fizeram uma verdadeira “gambiarra”, com fiação atravessando a Rua São José.”, comentou o internauta.

Outros internautas entraram em contato com o canal de comunicação WhatsApp utilizado pelo portal e enviaram fotos do local. Um deles, que pediu para não ser identificado, disse que é um absurdo e que esse tipo de intervenção deveria ser planejado e fiscalizado pelas autoridades do município.

Esclarecimentos

A redação do Aconteceu no Vale entrou em contato com a Secretaria de Cultura do município e com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) para obter esclarecimentos sobre a obra realizada.

A Cemig, através da Gerente de Planejamento e Acompanhamento do Relacionamento Comercial com Clientes de Distribuição, Heloiza Neves, informou por e-mail que a remoção do poste para frente da igreja foi a única solução técnica encontrada para sanar uma situação de risco. “A remoção desse poste para frente da igreja foi a solução técnica encontrada para sanar uma situação de risco. A Agente de Relacionamento com o Poder Público dessa cidade irá procurar a Prefeitura Municipal para apresentar as condições técnicas e um orçamento para a realização de uma obra que permita a remoção desse poste.”, disse Heloiza.

Já a Secretaria de Cultura ainda não respondeu a nossa solicitação. Também tentamos falar com alguém da Prefeitura, que responda pelas intervenções nas áreas históricas da cidade, porém sem êxito até a publicação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui