Após prefeito rejeitar farofeiros, Guarapari vira ‘GuaraParis’ nas redes sociais

0

Internautas chamam ‘Guarapari’ de ‘GuaraParis’, uma alusão à capital francesa, uma das cidades mais caras do mundo.

Repercute negativamente nas redes sociais a polêmica declaração do prefeito da cidade de Guarapari, Orly Gomes (DEM) que afirmou não desejar receber turistas pobres nestas férias na cidade praiana.

No Facebook e no Twitter circulam várias imagens do prefeito com frases como ‘Chega de pobres na minha praia’. Em outra publicação, os internautas chamam ‘Guarapari’ de ‘GuaraParis’, uma alusão à capital francesa, uma das cidades mais caras do mundo.

Guarapari tem previsão de receber até um milhão de turistas neste período de dezembro e janeiro. O prefeito gostaria de receber apenas 100 mil, mas que fossem para gastar nos hotéis e restaurantes.

Prefeito declarou que turistas pobres não serão bem-vindos em Guarapari – Foto: Reprodução

Confira trechos da entrevista concedida pelo prefeito à Rádio CBN Vitória:

Poder aquisitivo

“Seria melhor ter 100 mil turistas com melhor poder aquisitivo. Que frequentassem restaurantes, bares e ocupassem hotéis, que gerassem renda para a cidade, que gastassem R$ 200 por dia”.

Veraneio

“Os turistas de veraneio vem com tudo no carro ou no ônibus, trazem botijão de gás e até macarrão. Precisamos de pessoas que venham com dinheiro para gastar, e assim, justificar os investimentos na cidade”.

Investimentos

“Vamos construir uma cidade normatizada, criando um ambiente favorável para que os investidores montem seus negócios na área do turismo. Vamos melhorar a infraestrutura da cidade. Nossa esperança é que, no futuro, Guarapari não seja apenas veranista, mas com quantidade boa de turistas durante todo o ano”.

Confusão

No começo dará confusão, mas serão medidas necessárias para qualificarmos o turismo na cidade. As pessoas não podem ganhar dinheiro sem que traga algum retorno financeiro para a cidade. Eles estão gerando lixo exagerado, além de alto consumo de água e energia”.

“Pretendemos normatizar as casas de veraneio, assim elas gerarão impostos. A ideia é limitar o número de pessoas dentro de cada casa. O excesso de pessoas em uma única casa é o que causa transtorno, como por exemplo, a falta de água. As casas terão que ter alvarás, e serão fiscalizadas pelo Corpo de Bombeiros. A metragem quadrada terá que determinar o número de pessoas. As casas de veraneio mapeadas, elas serão notificadas, e terão que apresentar todas documentações necessárias. A criação de uma microempresa seria uma das possibilidades, assim as casas pagariam impostos”.

Ônibus

“Queremos dificultar a entrada de ônibus na cidade. Até março vamos inaugurar a rodoviária. Uma das propostas é que eles fiquem estacionados no pátio. No Centro já há proibição da circulação deles e na Praia do Morro o estacionamento é proibido. Não será permitido estacionamento nas avenidas. A taxa valerá somente para as casas de veraneio. Terão um tempo para ir até o local e desembarcar”.

Alimentos

“Estamos estudando uma forma para dificultar a entrada de alimentos, essa questão do ônibus ajudará”.

Hotéis

“As pousadas e hotéis terão todo o nosso apoio porque são investimentos. Queremos isso para a cidade”.

Prédios

“Vamos sensibilizar os síndicos e administradores dos prédios para que eles mesmo proíbam o excesso de pessoas em seus estatutos”.

Estacionamento

“Para melhorar a questão de estacionamento na cidade, vamos implantar parquímetros. Já estamos com o processo de licitação aberto, porém não será implantado para esse verão, mas será em breve”.

Táxis

“Vamos normatizar também os táxis da cidade. Hoje, eles não têm taxímetro. Todos eles passarão por um processo seletivo, já que não passarão por concessão”.

Transporte público

“Nosso transporte coletivo deixa muito a desejar. Deveria ser por concessão, e ainda não é, toda vez que conseguimos encaminhar, alguém entra na Justiça. Uma hora dessas conseguimos licitar”. Vamos abrir mais linhas e teremos micro-ônibus.

O prefeito de Guarapari, Orly Gomes – Foto: Hoje ES

(Fonte: Rádio Itatiaia e CBN Vitória)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui