Penitenciária de Teófilo Otoni realiza formatura de detentos do EJA

0

A solenidade, realizada nesta quinta-feira (18), teve apresentação musical realizada por presos da penitenciária

Com becas confeccionadas pelos próprios detentos, na alfaiataria que funciona na penitenciária de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, dez detentos participaram da cerimônia de formatura no ensino médio na modalidade Educação para Jovens e Adultos – EJA. Os detentos formandos estudaram na Escola Estadual Escola Estadual Rubem Tomich, que funciona dentro da unidade desde 1989. A origem do nome da escola foi em homenagem ao primeiro diretor da penitenciária.

Os detentos formandos estudaram na Escola Estadual Escola Estadual Rubem Tomich – Foto: Divulgação/Seds

O detento Cleiton Ferreira, de 29 anos, trabalha na horta da unidade e foi um dos formandos do EJA. Ele se mostrou confiante com a nova formação. “Apesar do pequeno tropeço que tive na vida, consegui subir mais um degrau na minha formação. A penitenciária me deu a oportunidade de estudar e eu abracei; os professores me deram muito apoio para essa caminhada e esse curso vai me ajudar muito quando eu for procurar emprego fora daqui”, disse. O custodiado pretende estudar o curso técnico de radiologia quando se tornar egresso.

De acordo com a pedagoga Deliane Ferraz dos Santos, a aprendizagem é de suma importância na reintegração dos apenados à sociedade. Ela acredita que a remição de pena é um dos fatores que mais estimula a aprendizagem dos detentos “Os alunos têm muita vontade de aprender, e o que mais os estimula é a remição de pena e o interesse em mudar de vida para reingressar na sociedade”.

Para Deliane, a formatura reforça a importância do ensino para ressocialização dos sentenciados. “Essa é uma oportunidade única para essas pessoas. Com a formação no ensino médio, os detentos têm mais chances de serem reinseridos na sociedade”, afirmou.

Atualmente 50% dos detentos da unidade estudam – são 150 custodiados matriculados desde a alfabetização até o ensino médio. Além disso, dois detentos cursam o ensino superior a distância, um no 3º período de ciências contábeis e o outro no 4º período de administração. Esse ano 50 sentenciados foram inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), todos com faixa etária entre 22 e 34 anos.

A penitenciária promove a ressocialização por meio da educação e do trabalho – Foto: Divulgação/Seds

A penitenciária promove a ressocialização por meio da educação e do trabalho, conta com biblioteca atualizada e dentre as atividades ofertadas estão oficinas de horticultura, bovinocultura, alfaiataria, artesanato, pomicultura e serviços gerais de limpeza e manutenção. Na escola também são promovidos campeonatos de futsal, futebol e peteca, e um coral.

Para o diretor-geral da penitenciária, Ademilson Rodrigues Jardim, as atividades educacionais contribuem de forma significativa para a segurança da unidadee ressocialização dos detentos. “A atividade de ensino é de extrema importância para os custodiados e também para a unidade. Na escola os detentos aprendem novos valores culturais e morais e aumentam a autoestima ao adquirirem novo saberes. A educação faz parte da função social da ressocialização”.

EJA

A Educação de Jovens e Adultos – EJA é uma modalidade da educação básica destinada aos jovens e adultos que não tiveram acesso ou não concluíram os estudos no ensino fundamental e no ensino médio.

Atualmente, cerca de 13 mil detentos trabalham no Estado em atividades de ressocialização. As ocupações são em segmentos como mecânica, serralheria, marcenaria, tornearia, costura e atividades agropecuárias. As ações são realizadas por meio de aproximadamente 300 parcerias entre a Secretaria de Defesa Social (Seds) e empresas de Minas.

Além disso, outros 6.500 estudam enquanto cumprem pena no sistema prisional mineiro. Eles representam cerca de 29% do total de presos condenados sob a custódia da Suapi.

A penitenciária promove a ressocialização por meio da educação e do trabalho – Foto: Divulgação/Seds

(Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui