Detentos de Ipaba conquistam medalhas em Olimpíada Internacional de Matemática

0

Competição é promovida pela entidade francesa “Associação Matemática Sem Fronteiras”, para despertar atitudes participativas, iniciativa e trabalho em equipe

Um desafio matemático que reúne mais de 200 mil estudantes em 29 países e 10 idiomas teve a participação de aproximadamente 180 detentos da Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, situada na cidade de Ipaba, no Vale do Rio Doce. Deste número, dois alunos/detentos conquistaram medalha de ouro e três deles medalha de prata, e receberam, nesta sexta-feira (12/12), as homenagens no auditório da Escola Estadual instalada dentro da unidade prisional.

A professora Lila e os medalhistas Frank Zappa e Valdeir Nunes – Foto: Elzira Alves

A Olimpíada é promovida pela Association Mathématiques Sans Frontières, entidade cultural e científica francesa, que existe desde 1989, com o objetivo de despertar o interesse pela matemática, atitudes participativas, iniciativa e trabalho em equipe. Este último aspecto é um diferencial do concurso, pois as provas podem ser feitas também em grupos e, mesmo individualmente, é permitida a troca de ideias com outros colegas. O que não vale é consultar cadernos, livros e o professor.

A participação da escola ocorreu por iniciativa da professora e diretora Lila Martins da Silva, inspirada na sua busca constante pela excelência pedagógica. “Tenho o hábito de navegar na internet para descobrir atividades e novos conteúdos para os alunos, desta forma acabei conhecendo a Olimpíada. Entrei em contato com o representante da instituição francesa em São Paulo e tivemos sucesso”, afirmou. A diretora relatou, ainda, que o coordenador do evento ficou surpreso com o fato da escola funcionar dentro de uma unidade prisional. Ele não havia recebido ainda nenhum pedido de inscrição desta categoria de instituição de ensino.

“Vibramos com estas vitórias dos alunos. Nossa escola já tem um histórico de participação e bons desempenhos em olimpíadas de conhecimento”, destacou o diretor – geral do Presídio Dênio Moreira de Carvalho, Adão dos Anjos, que também foi professor de filosofia. A escola, entre diversas premiações, obteve menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Matemática em 2005, 2006, 2007 e 2008 e ainda na Olimpíada Canguru de Matemática Sem Fronteiras, realizada pelo Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

A escola da unidade tem 12 detentos cursando o ensino superior a distância, nos seguintes curso: administração de empresas, turismo e ciências contábeis.

Frank Zappa Oliveira Araujo, 25 anos, ganhou medalha de ouro na Olimpíada – Foto: Elzira Alves

Desafio

“A mente embaralhou, esta prova foi um verdadeiro quebra-cabeça.” Frank Zappa Oliveira Araujo, 25 anos, medalha de ouro na Olimpíada Mathématiques Sans Frontières, define desta forma a prova. O preso revela ser apaixonado por matemática, apesar da grande queda por história. Este ano ele se forma na 5ª série e pretende continuar estudando. “Meus colegas me chamam de crânio. Sempre que me pedem ajuda, eu faço o melhor possível”, conta orgulhoso Frank.

Ele chegou à unidade prisional em janeiro deste ano e não perdeu tempo em procurar a escola. Nos primeiros dias de aula foi reconhecido pela diretora e pela professora Lila, com quem aprendeu a ler e escrever, aos seis anos de idade. “Fiquei emocionada quando vi o desempenho do meu ex-aluno na Olimpíada.” Lila trabalha há 16 anos na escola e ocupa o cargo de diretora desde 2006.

A prova tem uma grande variedade de conteúdo e explora diferentes competências, como a capacidade de observação e raciocínio, a imaginação, o espírito dedutivo e a intuição. As questões apresentam características concretas, abstratas e lúdicas, mas frequentemente com um tom de humor.

No Brasil, a olimpíada é organizada pela Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento (Rede POC), programa mantido pelo Instituto de Olimpíadas do Conhecimento. O evento tem o apoio do Conselho Nacional de Secretários da Educação, da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Metodista de São Paulo, do Consulado Geral da França em São Paulo e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária da Fundação Itaú Social (Cenpec).

Este ano, em sua quarta edição no Brasil participaram mais de 1.400 classes de 150 escolas de 16 estados (AL, CE, GO, MA, MG, MS, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RS, SP, SC), além do Distrito Federal, totalizando mais de 30 mil estudantes de escolas públicas e privadas do quarto ano do Ensino Fundamental à terceira série do Ensino Médio.

Receberam as medalhas de ouro os alunos Frank Zappa Oliveira Araújo e Valdeir Lopes Nunes. As medalhas de prata foram entregues para Patrik Junio da Silva, Marcos de Andrade Silva e Weverton Silva Pinho.

Interpretação do hit Thriller, de Michael Jackson – Foto: Elzira Alves

Solenidade

A entrega das medalhas foi realizada nesta sexta, no auditório da escola, em festa, preparado pelos professores e alunos. Haverá apresentação do coral dos alunos e um espetáculo de dança, também dos presos, inspirada no clipe Thriller de Michael Jackson. A coreografia e figurinos foram criados por eles.

Também nesta sexta aconteceu a formatura de 19 alunos do Ensino Fundamental e dez alunos do Ensino Médio, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), destinada aos jovens e adultos que não tiveram acesso ou não concluíram os estudos.

(Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui