Polícia prende quadrilha responsável por 80% dos homicídios em cidade mineira

0

O líder do grupo, Douglas Rodrigues Vieira, de 24 anos, conhecido como DG, foi morto em troca de tiros com a Polícia Civil nessa quinta-feira. Outras seis pessoas foram presas

A quadrilha comandada por Douglas Rodrigues Vieira, de 24 anos, conhecido como DG, morto durante troca de tiros com policiais, é responsável por aproximadamente 80% dos homicídios em Nova Serrana, na Região Centro-Oeste de Minas Gerais. Operação realizada por agentes do 7º Departamento de Polícia Civil e da Divisão de Operações Especiais (Deoesp) terminou na prisão de seis pessoas e apreensão de armas e drogas. O grupo foi apresentado na tarde desta sexta-feira. O delegado Alexandre Andrade Castro, um dos responsáveis pelo caso, que as investigações vão continuar para prender outros integrantes da organização criminosa.

Homem considerado o líder do grupo foi morto em confronto com a polícia – Foto: Reprodução

As investigações contra a quadrilha começaram há quatro meses, quando teve um aumento no número de homicídios na cidade. O grupo era responsável pelo tráfico de drogas em Nova Serrana e outras seis cidades da região. Há meses, conforme a polícia, vinham aterrorizando os moradores. “O DG está há um ano e meio no comando do grupo. Identificamos que a maioria dos crimes cometidos por eles tem participação direta para o tráfico de drogas. Os homicídios eram para chegar ao poder e depois para se manter”, explica o delegado Alexandre Andrade.

A polícia ainda não contabilizou o número de homicídios de autoria da quadrilha, mas adianta que são a maioria. “Posso dizer que são aproximadamente 80% dos crimes. A maioria das vítimas tinham passagem pela polícia ou participação direta com o tráfico de drogas”, comenta Andrade. A ousadia do grupo era tanta que na última sexta-feira, insatisfeitos com a prisão de um comparsa, os grupo ateou fogo a um ônibus. “Nós já estávamos monitoramos os criminosos e sabíamos que ia acontecer isso, porém, não tinha informação de onde”, diz o delegado.

Na ocasião, cinco homens armados renderam o vigia de uma empresa de ônibus e em seguida invadiram um dos veículos que estava no pátio, localizado no Bairro Dona Gumercinda Martins. Os criminosos jogaram gasolina no coletivo e em seguida atearam fogo. Eles fugiram em duas motos e um carro.

A operação

Com o trabalho de inteligência da Polícia Civil, que conseguiu identificar todos os integrantes da quadrilha, a Polícia Civil montou uma grande operação nessa quinta-feira para prender os criminosos. Foram cumpridos mandados de prisão e busca e apreensão em Nova Serrana, Pompéu, Oliveira, Passa-Tempo, Bom Despacho, Pitangui e Pará de Minas.

O alvo principal era o líder do grupo. Os investigadores receberam informações de que ele podia estar em um sítio na zona rural de Pompéu e montaram o cerco. Quando chegavam no local foram recebidos a tiros. “Policiais do Deoesp chegavam no imóvel quando o DG sacou uma arma e atirou contra eles. A equipe revidou e atingiu o criminoso”, explica Andrade. Douglas foi socorrido pela viatura e levado para o hospital. Porém, não resistiu aos ferimentos e morreu.

No imóvel foi encontrado um comparsa de Douglas, identificado como Walisson da Silva Ribeiro. Outras duas mulheres que estavam no imóvel foram liberadas, pois nenhuma prova da participação delas no crime foi encontrada. “Quando fizemos as prisões, ordenei que todos os outros mandados fossem cumpridos nas outras cidades”, disse o delegado.

Também foram presos, Gessika Viviane Silva Andrade, mulher de DG, Marco Cardoso de Jesus, o Mayke, Bruna Daniela Vieira, Rogério de Toledo Rodrigues, o Mecaninho, e Isis Bispo Silva de Almeida. Foram apreendidas duas pistolas 9 milímetros, munição, quatro quilos de crack, quatro veículos de procedência duvidosa, celulares, e R$ 4.120 em dinheiro.

(Estado de Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui