Atlético é campeão da Copa do Brasil 2014

0

Galo se impõe como visitante, faz 1 a 0 e ganha a Copa do Brasil

Após duas viradas históricas sobre Corinthians e Flamengo, o Atlético Mineiro jogou a finalíssima da Copa do Brasil com vantagem sobre o Cruzeiro, por ter vencido o jogo de ida, no Independência, por 2 a 0, e soube usar o antídoto ao veneno que utilizou contra paulistas e cariocas. O alvinegro mineiro, mesmo enfrentando uma torcida quase inteiramente adversária, manteve o controle emocional, movimentou-se bastante e venceu o seu principal rival, por 1 a 0, com gol de Diego Tardelli, aos 47 min da etapa inicial.

Foi o clássico mais importante da história entre Cruzeiro e Atlético, porque depois de 22 decisões, pela primeira vez, fizeram uma final de competição nacional, em que não faltaram os ingredientes necessários a um grande jogo: muita garra em campo, tensão, estranhamento entre jogadores e o talento individual de atletas importantes fazendo a diferença. Ao final, a festa foi dos 1.813 torcedores atleticanos, que, em alguns momentos calaram os mais de 40 mil cruzeirenses e fizeram alguns deles saírem mais cedo do Mineirão.

O triunfo atleticano ‘abafou’ a festa celeste pelo título brasileiro, conquistado três dias antes, na vitória sobre o Goiás, por 2 a 1, no mesmo Mineirão. Além disso, confirmou a superioridade do Atlético, nesta temporada sobre o Cruzeiro, com quatro vitórias diante do arquirrival e três empates. O alvinegro mineiro foi superior também na vontade e disposição sobre o Cruzeiro, que parecia abatido em campo. No final, Leandro Donizete foi expulso, desentendeu-se com Dagoberto e houve um empurra-empurra com os jogadores dos dois times.

Atlético é campeão da Copa do Brasil – Foto: Rodrigo Clemente/Estado de Minas

Fases do jogo

Depois de dominar a maior parte do primeiro tempo, quando desperdiçou ótimas chances para abrir o placar, o Atlético-MG marcou o seu gol, aos 47 min. Dátolo cruzou da esquerda e Diego Tardelli apareceu livre para fazer o gol, que ampliava a vantagem atleticana. “Muito feliz pelo gol, mas principalmente pela atuação do time que se doou bastante. Mas temos de manter os pés no chão”, afirmou o camisa 9 alvinegro, no intervalo.

Mesmo jogando como ‘visitante’, o Atlético-MG tomou a iniciativa em toda a etapa inicial, buscando o ataque com maior apetite do que o rival. O resultado disso foram oportunidades desperdiçadas por Tardelli (duas vezes) e Dátolo. O Cruzeiro teve apenas uma boa chance, no primeiro tempo, logo aos 15 min, quando Ricardo Goulart ficou livre, após chutão de Fábio, mas errou o alvo. O time atleticano ainda perdeu Luan, aos 32 min, com entorse no joelho esquerdo.

Já Henrique deixou o gramado, carregado, para o intervalo e não voltou para a etapa final, sendo substituído por Willian Farias. O zagueiro Leonardo Silva, que havia sentido problema no final do tempo anterior, retornou para a partida. Aos 6 min, o Atlético-MG teve boa chance para aumentar, em descida de Douglas Santos, que cruzou e Maicosuel, livre, cabeceou para fora. O Cruzeiro só teve boa chance, aos 18 min, quando Goulart chutou mal. O time não mostrava muito ânimo. E o Atlético quase ampliou, aos 30 min, quando Dátolo acertou a trave.

Cruzeiro 0 x 1 Atlético

CRUZEIRO
Fábio; Ceará (Júlio Baptista, 33min/2ºT), Leo, Bruno Rodrigo e Egídio; Henrique (Willian Farias, intervalo) e Nilton; Everton Ribeiro, Ricardo Goulart e Willian (Dagoberto, 16min/2ºT); Marcelo Moreno
Técnico: Marcelo Oliveira

ATLÉTICO
Victor, Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Leandro Donizete, Rafael Carioca (Pierre, 26min/2ºT), Luan (Maicosuel, 31min/1ºT) e Dátolo; Diego Tardelli (Eduardo, 42min/2ºT) e Carlos
Técnico: Levir Culpi

Gol: Diego Tardelli (ATL, aos 47min/1ºT)
Cartões amarelos: Dátolo, Leonardo Silva, Maicosuel, Rafael Carioca e Luan (ATL); Bruno Rodrigo, Willian (CRU)
Cartão vermelho: Leandro Donizete (ATL, 39min/2ºT)

Motivo: 2º jogo da final da Copa do Brasil
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Data: 26 de novembro, quarta-feira
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Emerson Augusto de Carvalho (SP)
Público e renda: 39.786 pagantes e R$ 7.855.510,00

(Fonte: UOL Esportes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui