Melhorias para a agricultura familiar são discutidas durante seminário em Pirapora

0

Palestras e discussões buscam melhorias da qualidade da produção local. 82% dos pequenos agricultores não possuem registro


Cerca de 200 agricultores familiares participaram do 1º Seminário Microrregional da Agricultura Familiar, em Pirapora, no Norte de Minas Gerais. O Seminário é uma parceria do Sebrae, Emater e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agropecuário, Emprego e Renda (Sedere) de Pirapora.

Além de debates com troca de informações envolvendo a agricultura familiar, os presentes no evento ainda participaram de palestras de aprimoramento da produção.

Evento é realizado no Centro de Convenções do município (Foto: Ivan Rodrigues/Ascom)

De acordo com o palestrante Alexsander Souza, representante do governo do Estado, os agricultores devem registrar seus produtos afim de agregar valor na produção. ”Hoje, 82% dos agricultores familiares não possuem registro”, alertou.

Apesar dos transtornos vividos na região por causa da seca, o evento foi bem recebido pelos produtores. De acordo com a agricultora Míriam Alves dos Santos esta é uma grande oportunidade de capacitação. “O momento é bastante delicado para o produtor, em razão da seca, porém esse tipo de evento é um grande incentivo aos pequenos produtores”, explica.

Durante o evento, o gerente regional da Emater, Ricardo Demicheli, enfatizou a importância da agricultura familiar para o município. Ele afirmou ainda que, para ajudar no escoamento da produção local, já foi aprovado a construção de um Banco de Alimentos na cidade. “Em breve teremos o Banco de Alimentos em Pirapora, já aprovado pela Câmara. Isso vai organizar o fluxo de produção e favorecer a agricultura familiar”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui