Oito alunos de Minas Gerais são finalistas na olimpíada de português

0

Alunos e professores estão classificados para final, que será realizada em Brasília, em dezembro. Joyce Pinheiro da Escola Estadual Professora Edite Gomes em Turmalina, é uma das finalistas.


Minas Gerais já tem oito alunos finalistas para as Olimpíadas de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Eles participam das categorias Poema e Memórias Literárias. Até o fim de novembro, mais oito alunos ainda serão selecionados para os gêneros de Crônica e Artigo de Opinião. A premiação final será em Brasília, no dia 17 de dezembro.

Semifinal foi realizada em Belo Horizonte, no dia 20 de outubro – Foto: Divulgação

O evento é uma parceria entre o Ministério da Educação e a Fundação Itaú Cultural e busca fortalecer a formação de alunos e professores. Segundo os organizadores, o objetivo não é descobrir um novo “gênio da literatura”, mas reconhecer o trabalho dentro da classe. “A coisa mais bonita é ver, na hora da premiação, aluno e professor se abraçando emocionados e sendo homenageados juntos”, avalia Isabel Santana, superintendente da Fundação Itaú Cultural.

Para Gabriela Santos, 12, que é finalista na categoria Memórias Literárias, a relação com a professora foi importantíssima. “Fiquei muito emocionada quando me escolheram. Treinei muito e acho que reescrevi o meu texto 20 vezes”, conta, orgulhosa, a moradora de Coronel Xavier Chaves, no Campo das Vertentes.

Em destaque na foto estão Joyce Aparecida Martins Pinheiro, de Turmalina, e sua professora Paloma. Em seu perfil no Facebook, Joyce falou sobre a dificuldade de chegar até a final e agradeceu à sua professora Paloma Figueiredo e à diretora da escola, Aparecida Costa Souza.

Finalistas

Categoria Memórias Literárias:

– Joyce Aparecida Martins Pinheiro da Escola Estadual Professora Edite Gomes de Turmalina
– Gabriela Chaves Santos da Escola Estadual Coronel Xavier Chaves no município de Coronel Xavier Chaves
– Eveline Rose Vieira de Souza da Escola Estadual Santana de Brasília de Minas
– Larissa Helena Silva de Ouro Fino

Categoria Poema:

– Maíra Chaves Santos da Escola Estadual Coronel Xavier Chaves no município de Coronel Xavier Chaves
– Almir Augusto Fonseca da Escola Municipal Padre Jaime Antunes de Souza de Coimbra
– Paola Yasmini de Souza da Escola Municipal Geralda Márcia Gonçalves de Três Marias
– Victor Hugo Luiz Cota de de Alvorada de Minas

Esses alunos e seus professores já foram premiados com medalhas de prata e tablets. Na final nacional, 20 textos serão selecionados e as respectivas escolas irão receber laboratório de informática equipado e livros para a biblioteca. As informações são do Jornal O Tempo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui