Conflito agrário motivou a morte de líder de assentamento no Norte de Minas

0

Cleomar Rodrigues de Almeida, de 49 anos, foi morto em Pedras de Maria das Cruz. Ele era líder da Liga dos Camponeses Pobres do Norte de Minas e Bahia.


O delegado que investiga a morte de Cleomar Rodrigues de Almeida, dirigente da Liga dos Camponeses Pobres do Norte de Minas e Bahia, afirmou que as investigações apontam que o assassinato foi motivado por um conflito agrário. Segundo Alberto Tenório Cavalcati Filho, foram presos o gerente de duas fazendas na região e um amigo dele. As propriedades ficam perto do assentamento “Unidos com Deus Venceremos”, onde a vítima morava e trabalhava. Ambos negam o envolvimento no crime.

Alberto Cavalcanti Filho explica que a prisão foi fundamentada em provas testemunhais que afirmam que Cleomar Rodrigues, que tinha 49 anos, foi ameaçado diversas vezes pelo gerente das fazendas. Além disso, as pessoas ouvidas pelo delegado também disseram que o suspeito tinha uma arma de mesmo calibre da que foi utilizada para matar o líder da Liga dos Camponeses.

“Conseguimos encontrar na sede de uma das propriedades uma arma de calibre 12 com cinco munições, que é do mesmo tipo utilizado para assassinar o Cleomar. O laudo aponta que ele foi morto com dois tiros, um no braço e outro no abdome”, fala Alberto Cavalcanti.

Suspeitos estão presos em Januária (Foto: Ana Carolina Ferreira / Inter TV)

O delegado explica que durante uma audiência realizada em Pedras de Maria da Cruz, no dia 9 de outubro, Cleomar e outros assentados reivindicavam a liberação de uma estrada localizada em um das propriedades gerenciadas por um dos suspeitos. Além disso, o administrador das fazendas tinha a intenção de conter uma possível expansão do assentamento dirigido por Cleomar.

Ainda conforme a Polícia Civil o gerente das fazendas tinha passagens por ameaça e lesão corporal. As investigações não apontam ainda quem foi o autor dos disparos. Além disso, o delegado também está investigando se houve participação de outras pessoas. Ele destaca que, por enquanto, não há indícios do envolvimento do proprietário das fazendas no crime. Os dois suspeitos permanecerão presos em Januária (MG).

Entenda o caso

Cleomar Rodrigues foi encontrado pelo irmão, Osmar Rodrigues, caído na MG-161, na altura do quilômetro 8, perto de uma cancela que dá acesso ao assentamento “Unidos com Deus Venceremos”. Ele atuava em movimentos sociais há oito anos e há seis era líder na comunidade onde morava e trabalhava, formada por trinta e duas família.

Durante o velório, familiares afirmaram que o crime havia sido premeditado, nada foi roubado de Cleomar. “Foi uma tocaia mesmo que armaram para ele. Da forma que estava, não tem jeito. Não levaram nada dele, nem mesmo a feira que estava na garupa da motocicleta”, disse Osmar Rodrigues.

(Inter TV Grande Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui