Home / Minas Gerais / Produtores do Projeto Jaíba fornecem frutas, legumes e doces para escolas estaduais de BH

Produtores do Projeto Jaíba fornecem frutas, legumes e doces para escolas estaduais de BH

Conquista de novos mercados tem o apoio do Programa Nacional de Alimentação Escolar. No total, 42 participantes da ação comercializam produtos em BH


O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) tem ajudado produtores do município de Jaíba, no Norte de Minas, na conquista de novos mercados. Por meio do programa, eles fornecem alimentos para escolas de Belo Horizonte. Isso tem ajudado a melhorar a renda do grupo. Os produtores são orientados pela Emater-MG, que também elabora os projetos para que eles participem do PNAE.

O PNAE foi implantado no município em 2011. No ano seguinte, produtores beneficiados pelo programa começaram a fornecer produtos para escolas de Belo Horizonte. “Por termos uma grande produção, os agricultores se viam reféns de atravessadores, que pagam um preço muito aquém do mercado. Com o PNAE, o produtor recebe um preço justo que, mesmo pagando todas as despesas de logística até Belo Horizonte, é bem melhor do que o praticado na região”, diz a extensionista da Emater-MG, Amanda Cristina da Silva.

Em Belo Horizonte, 120 escolas estaduais compram legumes, frutas e doces da Coperjaíba – Foto: Emater

A técnica explica que o potencial de produção dos produtores é superior à demanda das escolas do Jaíba e, com isso, foi possível buscar novos mercados. “Como Belo Horizonte tem uma grande demanda, vimos aí um potencial de mercado”, comenta Amanda.

No total, 42 produtores do Jaíba comercializam seus produtos em Belo Horizonte. Todos são membros da Cooperativa dos Pequenos Produtores do Projeto Jaíba (Coperjaíba). Para vender seus produtos por meio do PNAE, a Coperjaíba participa de chamada pública. Os projetos são elaborados pela Emater-MG, que também orienta os produtores na produção.

Em Belo Horizonte, 120 escolas estaduais compram produtos da Coperjaíba. São frutas (laranj