Sawidi é o nome escolhido para o primeiro filhote de gorila nascido na América do Sul

0

Ao todo, foram contabilizados 22.440 votos válidos, em votação pública pela internet ente os dias 10 a 30 de outubro


Após 20 dias de expectativa, saiu o resultado da eleição para a escolha do nome do primeiro filhote de gorila nascido na América do Sul. Ao todo, foram contabilizados 22.440 votos válidos. Com 9.935 votos (44,3%), o nome escolhido foi Sawidi, que na língua tupi-guarani significa “é amado, é querido é desejado”. Em segundo lugar, ficou Piatã, com 6.768 (30,1%), e por último Ipy, com 5.737 (25,6%). A votação pública, feita exclusivamente pela internet, ocorreu de 10 a 30 de outubro.

Nascido dia 05 de agosto deste ano no Jardim Zoológico da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (FZB-BH), Sawidi é filho dos gorilas Leon e Lou Lou, que chegaram ao zoo da capital em setembro de 2013, vindos, respectivamente, dos zoológicos Loro Parque, em Tenerife (na Espanha), e da Fundação Aspinall (Inglaterra). Os dois vieram se juntar à Imbi para formar o primeiro grupo reprodutivo da espécie Gorilla gorilla na América do Sul.

Além de Sawidi, o outro filhote (de Leon e Imbi) também terá o nome escolhido por meio de votação. Por enquanto o sexo do segundo gorilinha ainda não é conhecido, mas assim que for confirmado, os internautas poderão participar da nova eleição.

Sawidi, na língua tupi-guarani, significa “é amado, é querido é desejado” – Foto: Suziane Fonseca/PBH

(Ascom da Prefeitura de Belo Horizonte)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui