Especialistas de Teófilo Otoni são destaques em tratamento de Lesões

0


Cuidar de feridas nunca foi uma tarefa simples. O trabalho deve ser realizado conferindo a devida importância à técnica a fim de que não acarrete consequências que agravem o estado do paciente devido a um tratamento inadequado. Atualmente, já se sabe que vários fatores inter-ferem no processo de cicatrização e que há uma diversidade de produtos que podem ser utilizados, tanto para prevenir quanto para tratar as feridas.

Um exemplo de trabalho bem realizado no que se refere ao tratamento de feridas é feito pelo Ambulatório de Lesões do Hospital Municipal Dr. Raimundo Gobira, em Teófilo Otoni, na Região do Vale do Mucuri. Antes de implantá-lo, em abril de 2013, a Comissão de Curativos da instituição desempenhou um importante papel, como conta a coordenadora do Ambulatório de Lesões e da Comissão de Curativos da instituição, Enfermeira Narley Alves Coelho.

“A Comissão busca o aperfeiçoamento técnico-científico da equipe multidisciplinar acerca da prevenção, diagnóstico e tratamento das feridas, uniformizando as técnicas utilizadas, buscando novas tecnologias e planejando o cuidado no tratamento da ferida”, explica.

Equipe do Ambulatório de Lesões do Hospital Dr. Raimundo Gobira – Foto: Divulgação

Devido aos bons resultados com os pacientes hospitalizados, com menos de dois meses da criação da Comissão de Curativos, os procedimentos foram estendidos para pacientes ambulatoriais, sendo criado o Ambulatório de Lesões. Atualmente, o setor é formado por Narley Coelho especialista em Enfermagem Dermatológica (Tratamento de Lesões) e mestre em Biomedicina e por uma equipe multidisciplinar.

Realizamos atendimentos a pacientes cadastrados, prestando suporte à equipe no tratamento daqueles que estão internados, além de avaliação e prescrição do trata- mento de pacientes acompanhados pelas equipes da Atenção Básica do Município de Teófilo Otoni”, conta Narley Coelho.

De acordo com a Enfermeira, o funcionamento do ambulatório dentro da unidade hospitalar facilita o acesso do paciente a exames como RX, realização de cultura, biópsia e pronta avaliação dos especialistas. “O ambulatório possui sala própria, com estrutura necessária para o atendimento com segurança e conforto. São utilizados curativos convencionais e interativos (comerciais), que são os mais modernos disponíveis no mercado no tratamento das lesões de diferentes causas”, diz.

Neste curto período de funcionamento, dos cerca de 40 pacientes cadastrados no ambulatório, 20 já tiveram alta. Já foram realizadas 10 capacitações da equipe do hospital e algumas extensivas a (cirurgião geral, vascular, clínico, cirurgião plástico, ortopedista, nutricionista, farmacêutico e assistente social). “A Enfermeira especialista em Enfermagem Dermatológica (Tratamento de Lesões) e mestre em Biomedicina, Narley Coelho (à esquerda), é a coordenadora do Ambulatório de Ambulatório de Lesões do Hospital Municipal Dr. Raimundo Gobira, em Teófilo Otoni toda rede pública. Em novembro de 2013, relato de caso de um dos pacientes do serviço foi apresentado no IV Congresso Brasileiro de Tratamento de Feridas da Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas & Estética (SOBENFeE).

A Enfermeira Fiscal Raquel Dias Botelho Borborema, que atua na Subseção de Teófilo Otoni, confirma a qualidade no atendimento prestado no ambulatório. “É um serviço diferenciado, que conta, inclusive, com uma Enfermeira especialista em lesões. Além disso, são utilizadas técnicas uniformizadas e tecnologias inovadas. O Ambulatório de Lesões do Hospital Municipal Dr. Raimundo Goibra tem apre- sentado excelentes resultados junto aos clientes atendidos”, salienta.

Raquel Borborema também destacou o processo moderno utilizado pelo ambulatório para o tratamento de feridas. “Muitos estudos acerca do assunto têm sido desenvolvidos, o que levou a um grande avanço no conhecimento dos di- ferentes tipos de lesões e do processo de cicatrização. O ambulatório busca o tratamento embasado nestes estudos e reconhece o paciente com lesão como um todo, tendo excelentes resultados no processo de cicatrização de feridas dos pacientes”, endossa.

(Fonte: Jornal informativo do Conselho Regional de Enfermagem)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui