Socorristas do Samu participam de treinamento em Montes Claros

0

O curso será realizado no Parque de Exposições João Alencar Athayde, com simulação de acidente de trânsito, com sete vítimas feridas


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Norte de Minas (Samu Macro Norte) realiza nesta quinta-feira, 30/10, um treinamento para atendimento a eventos com múltiplas vítimas, envolvendo equipes assistenciais e de regulação da base do Samu de Montes Claros.

O treinamento será realizado de 8h às 11h30, no Parque de Exposições João Alencar Athayde, em Montes Claros, com simulação de acidente de trânsito envolvendo um carro e uma motocicleta, com sete vítimas feridas.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Educação Permanente do Samu, Ubiratam Lopes Correia, as simulações realísticas são importantes para o treinamento e atualização de socorristas. “O treinamento é rotina no Samu, mas como os acidentes graves têm sido recorrentes precisamos nos antecipar sempre, de forma que as equipes estejam sempre atualizadas e motivadas para realizar o atendimento com a eficácia, tempestividade e sincronismo que esse tipo de situação requer”, observa.

Os números respaldam o argumento do enfermeiro. Nos últimos anos, as ocorrências de acidentes de trânsito vêm aumentado de forma alarmante e estão cada vez mais graves, não só nas rodovias que cortam a região Norte de Minas, mas principalmente nas áreas urbanas, se tornando um grave problema de saúde pública.

Esse tipo de ocorrência é um dos principais motivos de acionamento do Samu Macro Norte, respondendo por mais de 70% dos atendimentos por causa externa realizados na região. De janeiro a setembro deste ano, o Samu realizou 3.737 atendimentos a vítimas de acidente de trânsito, uma média mensal de 415 atendimentos, sendo 43% somente em Montes Claros. Em 2013, foram realizados 2.594 atendimentos, que representa um aumento de 47%.

Durante o treinamento, os profissionais são orientados sobre a organização da cena de atendimento, conceitos de triagem, segurança e riscos, e empenho dos recursos adicionais nos municípios cobertos pelo SAMU Macro Norte, com o propósito de preparar a equipe para articular a melhor assistência naquele momento crucial que sobrecarrega, e até mesmo esgota, os recursos assistenciais possíveis.

O objetivo é definir e trabalhar as melhores estratégias assistências para cada microrregião, já que a área de cobertura do SAMU integra 86 municípios subdivididos em 9 microrregiões de saúde, com características e recursos assistenciais distintos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui