Papa Francisco reconhece Teoria da Evolução e do Big Bang

1

Francisco ainda criticou interpretação errada do Gênesis: ‘Deus não é mago’. Declarações foram feitas à Pontifícia Academia de Ciências, no Vaticano.


O Papa Francisco afirmou nesta segunda-feira (27), durante discurso na Pontifícia Academia de Ciências, que a Teoria da Evolução e o Big Bang são reais e criticou a interpretação das pessoas que leem o Gênesis, livro da Bíblia, achando que Deus “tenha agido como um mago, com uma varinha mágica capaz de criar todas as coisas”.

Segundo ele, a criação do mundo “não é obra do caos, mas deriva de um princípio supremo que cria por amor”. “O Big Bang não contradiz a intervenção criadora, mas a exige”, disse o pontífice na inauguração de um busto de bronze em homenagem ao Papa Emérito Bento XVI.

O Big Bang é, segundo aceita a maior parte da comunidade científica, a explosão ocorrida há cerca de 13,8 bilhões de anos que deu origem à expansão do Universo. Já a Teoria da Evolução, iniciada pelo britânico Charles Darwin (1809-1882), que prega que os seres vivos não são imutáveis e se transformam de acordo com sua melhor adaptação ao meio ambiente, pela seleção natural.

Papa Francisco fez declarações sobre a ciência durante inauguração de busto em homenagem ao Papa Emérito Bento XVI (Foto: Osservatore Romano/Reuters)

O Papa acrescentou dizendo que a “evolução da natureza não é incompatível com a noção de criação, pois exige a criação de seres que evoluem”.

Ele criticou que quando as pessoas leem o livro do Gênesis, sobre como foi a origem do mundo, pensam que Deus tenha agido como um mago. “Mas não é assim”, explica.

Segundo Francisco, o homem foi criado com uma característica especial – a liberdade – e recebe a incumbência de proteger a criação, mas quando a liberdade se torna autonomia, destrói a criação e homem assume o lugar do criador.

“Ao cientista, portanto, sobretudo ao cientista cristão, corresponde a atitude de interrogar-se sobre o futuro da humanidade e da Terra; de construir um mundo humano para todas as pessoas e não para um grupo ou uma classe de privilegiados”, concluiu o pontífice. (G1)

1 COMENTÁRIO

  1. TUDO ESTÁ EM CONSTANTE EVOLUÇÃO, NÃO SÓ O UNIVERSO, E NÓS EM TERMOS FÍSICOS, BILHÕES DE ANOS LUZ EM EVOLUÇÃO, MAS TAMBÉM OS NOSSOS CONCEITOS, PENSAMENTOS, ETC.. A NATUREZA É MUITO MAIS DO QUE PENSAMOS, O QUE DIZEMOS É MERA FRAÇÃO DO QUE HÁ.
    NÃO FALAMOS DA NATUREZA, MAS DA NATUREZA EXPOSTA AO NOSSO MÉTODO DE QUESTIONAMENTO.
    WARNER HEISENBERG.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui