Home / Eventos / PUC Serro promove o III Seminário Sobre os Direitos das Comunidades Quilombolas

PUC Serro promove o III Seminário Sobre os Direitos das Comunidades Quilombolas

Curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, campus Serro, promove o III Seminário sobre os direitos das comunidades remanescentes de quilombo, que será realizado nos dias 30 e 31 de outubro e 01 de novembro de 2014, às 19h, no auditório (Praça João Pessoa, 74, Centro).

O tema desta edição será a rememoração, a reconstrução e a reflexão das práticas pretéritas e atuais de resistência à opressão, que foram e são desenvolvidas pelas comunidades quilombolas do Serro, contra os regimes políticos (pretéritos e atuais) responsáveis pela instauração de uma ordem social que promove a opressão, exploração e extermínio da forma de vida quilombola na região do Alto Jequitinhonha.

O objetivo é refletir sobre as formas de luta política e jurídica, que podem ser utilizadas para a defesa dos direitos materiais e culturais das comunidades remanescentes de quilombo.

O evento terá um caráter interdisciplinar e contará com a participação de professores, agentes públicos, lideranças de movimentos sociais e quilombolas, que se dedicam aos temas relacionados à efetivação dos direitos das comunidades tradicionais.

Seminário será realizado de 30 de outubro a 1º de novembro – Foto: Divulgação

Dia 30/10/2014 (quinta-feira) – Seminário
Local: Auditório do Campus Serro. Praça João Pessoa, nº 74

- 18h00 – Abertura Solene
- 19h00 – Mesa redonda: Os empreendimentos econômicos (mineração e fazendeiros) e a proteção jurídica do território das comunidades tradicionais (indígenas e quilombolas): reflexões sobre a tomada de consciência, mobilização popular e estratégias políticas e jurídicas de defesa do direito ao território das comunidades tradicionais.

DIA 31/10/2014 (sexta-feira) – Seminário
Local: Auditório do Campus Serro. Praça João Pessoa, nº 74

- 14h00 palestra– A temática quilombola na escola.
- 15h00 – Apresentação dos trabalhos das Escolas das Comunidades Quilombola do Ausente, Baú, Fazenda Santa Cruz, Queimadas e Vila Nova.
- 17h00 – Encerramento
- 19h00min – Mesa redonda: O papel dos quilombos nas sucessivas revoltas escravas do final do século XIX no Serro e as formas atuais de resistência à expulsão do território e exploração do trabalho dos quilombolas.

DIA 01/11/2012 (sábado) – Seminário
Local: Auditório do Campus Serro. Praça João Pessoa, nº 74

- 09h00 – Mesa: Os impactos atuais do empreendimento minerário sobre as comunidades tradicionais da região de Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas, Itaponhoacanga e Serro.

(Ascom PUC/Campus Serro)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>