UFMG recebe oficinas do Mestre Antônio de Minas Novas

0

As oficinas terão ainda sua segunda parte “Tocando os tambores e os instrumentos musicais” que acontecerá entre os dias 17 e 21 de novembro na Estação Ecológica/Campus UFMG em BH.


Entre os dias 20 e 24 de outubro aconteceu na Estação Ecológica da UFMG a primeira etapa das Oficinas do tambozeiro de Minas Novas, Antônio Luís de Matos, mais conhecido como Mestre Antônio.

Na primeira parte “Construção de tambores e instrumentos musicais”, os participantes aprenderam as técnicas, processos e delicadezas necessárias à construção de seus próprios instrumentos, o que envolveu sensibilidade para o traquejo com os materiais e conexão com a natureza.

Mestre Antônio, 75 anos, é um dos últimos conhecedores das técnicas e traquejos dessa arte no Vale do Jequitinhonha – Foto: Divulgação/UFMG

Estas oficinas são uma iniciativa do projeto Saberes Plurais, com apoio do Programa Polo Jequitinhonha, da Diretoria de Ação Cultural da UFMG (DAC UFMG) e da Pró-reitoria de Extensão da UFMG, e tem como objetivo o resgate das tradições e saberes populares da região do Vale do Jequitinhonha.

A arte do tambor é uma herança cultural africana que se espalhou historicamente no Brasil, colaborando com a construção do arcabouço cultural do país, dando origem a diversos novos ritmos musicais.

Mestre Antônio, 75 anos, é um dos últimos conhecedores das técnicas e traquejos dessa arte no Vale do Jequitinhonha. Ao longo de sua vida, tem trabalhado para que essa tradição não se perca. Depois da morte brutal de seu único filho, grande aprendiz de seus saberes, o tambozeiro tem se dedicado ainda mais à disseminação de seus conhecimentos.

O caboclo que tem licença ambiental para utilizar a madeira necessária à confecção dos tambores e faz o replantio das espécies, afirma com convicção e sabedoria que “é preciso tratar a natureza com cuidado: colher e devolver”.

Contando também com o apoio da Estação Ecológica UFMG, do Laboratório de Pesquisa em Atuação LAPA/EBA e do CENEX/EBA, as oficinas terão ainda sua segunda parte “Tocando os tambores e os instrumentos musicais” que acontecerá entre os dias 17 e 21 de novembro na Estação Ecológica/Campus UFMG.

(Fonte: UFMG)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui