Terceiro bloco tem citação de humorista e debate sobre crise hídrica

0

Dilma fez referência humorística a respeito da crise hídrica em São Paulo. Aécio questiona mensalão e casos de corrupção

A falta de água em São Paulo e a corrupção foram os temas que dominaram o terceiro bloco entre os candidatos Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB). Ambos trocaram acusações mútuas. Dilma disse que em São Paulo faltou planejamento na crise da Água, enquanto Aécio disse que a responsabilidade é da ANA (Agência Nacional de Águas) e da falta de chuvas.

Sobre o Mensalão, Aécio perguntou a Dilma se o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, foi punido adequadamente. Dilma rebateu afirmando que o mensalão mineiro, de 1998, sequer foi a julgamento.

Qual candidato foi o vencedor do debate realizado na TV do Globo? Qual a sua opinião?

Dilma questionou Aécio sobre a falta de água em São Paulo, afirmando que faltou planejamento por parte do governo paulista de Geraldo Alckmin (PSDB). “Quem não planeja, candidato, não consegue enfrentar os desafios que ocorreram, principalmente em um governo. Eu queria saber como é que o senhor enxerga essa questão da água em São Paulo. Houve ou não houve falta de planejamento, candidato?”, perguntou ela.

Aécio repassou a responsabilidade para o governo federal. “Certamente que houve [falta de planejamento], candidata, e segundo o TCU do seu governo.

Não é apenas em São Paulo, nós estamos tendem toda região Sudeste a ausência de água e há senhora sabe muito bem, nós tivemos a maior crise hídrica dos últimos 80 anos. Falta de chuva. O governo de São Paulo, diferente do Governo Federal, buscou fazer o que estava a suas mãos, e o eleitorado de São Paulo, a população de São Paulo decidiu quem estava com a razão”, disse ele, se referindo à reeleição de Alckmin.

Dilma lembrou que a responsabilidade sobre a água é do Estado. “Nós somos parceiros do projeto do São Lourenço, que é o único que o Governo do Estado apresentou. Nós demos o dinheiro para fazer o projeto. E estamos financiando R$ 1,8 bilhão”. Em um momento de descontração ela citou o humorista e colunista da Folha de S.Paulo, José Simão. “Eu vou concordar com o humorista José Simão. Vocês estão levando o Estado para ter um programa “Meu Banho Minha Vida”, é isso que vocês conseguiram”, disse ela.

Aécio insistiu que São Paulo não teve parceria da Ana (Agência Nacional de Águas). “Ela não estava aqui planejando? Esse aparelhamento da máquina pública é a face mais perversa do seu governo e do governo anterior. Os técnicos são substituídos por apadrinhados políticos, Agência Nacional de Águas, posso citar outras na sequência se a senhora quiser. Não foram ali colocadas pessoas pela sua qualificação mas por sua indicação, faltou parceria do Governo Federal nessa questão”, disse ele.

O escândalo do Mensalão voltou a ser questionado por Aécio Neves, que perguntou a Dilma se o ex-chefe da Casa Civil do primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2006), José Dirceu, foi punido adequedamente ou “é também um heroi nacional”.

Na sua resposta, Dilma lembrou do mensalão mineiro, de 1998, que até hoje não foi julgado. “O senhor Eduardo Azeredo pediu renúncia do seu cargo para o processo voltar para a primeira instância. Há uma diferença expressiva. Houve o julgamento do mensalão ligado ao meu partido. Ah, é necessário dizer que eles estão e foram condenados e foram para a cadeia. No entanto, o mensalão do seu partido, não teve nem condenados, nem punidos.

Ainda no terceiro bloco, Aécio Neves (PSDB) questionou Dilma Rousseff (PT) por atrasos nos repasses do Fundo Nacional de Assistência. Segundo ele, estão atrasados há três meses. “A diretora de assistência social do seu governo confirmou essa semana numa reunião com prefeitos em Minas Gerais que os repasses do fundo nacional de assistência estão atrasados em três meses. Esse fundo na verdade atende aos programas mais fundamentais do seu governo, programas de assistência, trata-se de recursos para entidades que prestam a primeira atenção às pessoas que mais necessitam”. Aécio disse que foram executados apenas 11% do orçamento da área foi executado.

“Eu acho que o senhor está muito mal informado. O meu governo tem um, tem feito imenso esforço para levar atendimento de saúde, de educação, e acessibilidade às pessoas com deficiência. Temos também tido todo um cuidado de na assistência social criar através centros de referência de assistência social, criar toda uma política de assistência social. O centro dessa política é o Bolsa Família”, disse Dilma.

(UOL Eleições)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui