População de Serra Azul de Minas recebe Ministério Público Itinerante

0

Diante de uma comunidade atenta e participativa, o MP Itinerante, projeto do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), esteve ontem, 22 de abril, em Serra Azul de Minas, cidade com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), para levar serviços sociais e orientações jurídicas à população.

[image src=”https://aconteceunovale.com.br/portal/wp-content/uploads/2014/10/mpi_serra_azul_de_minas.jpg” width=”380″ height=”300″ lightbox=”yes” align=”left” float=”left”]Responsável pelo projeto, a Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos) do MPMG proporcionou a comunidade do município atendimento jurídico gratuito, emissão de segundas vias de certidões de nascimento, de óbito e de casamento, auxílio previdenciário e palestras sobre drogas, sobre a atuação do MPMG, além de reuniões para a implantação de conselhos de saúde e de rodas de conversão com comunidades tradicionais da região.

Ao todo, o Sindicato dos Oficiais de Registro Civil (Recivil) emitiu 50 certidões, o MPMG realizou 34 atendimentos e a Previdência Social, em parceria com o Programa de Inclusão e Educação Previdenciária (Piep), da Faculdade Milton Campos, fez 30 atendimentos jurídicos à comunidade de Serra Azul de Minas. O promotor de Justiça Renato Salvador Ferreira falou a crianças e jovens sobre a importância dos estudos, do respeito aos pais e aos professores e sobre direitos e deveres dos adolescentes. Para ele, só a educação pode proporcionar a mudança na realidade social das pessoas.

Além disso, a Polícia Militar (PM) realizou palestra sobre prevenção às drogas. Por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, integrantes da corporação apresentaram a peça teatral A curiosa história de Virgulino Pena, um rapaz humilde que é aliciado por um traficante e que, depois de cair no mundo das drogas, passa a cometer crimes que o levam a prisão. Cerca de 300 estudantes, além de pais e mães, assistiram à peça de forma atenta e participativa.

Também se apresentaram grupos de capoeira e uma banda de música formada por crianças e adolescentes do município. Já a terapeuta e especialista em dependência química Cláudia Maria Pereira de Cristo, do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre álcool e drogas (Conead), realizou a palestra Drogas: o problema é meu, o problema é teu, o problema é nosso. Pais e filhos foram instruídos sobre os malefícios da dependência química. Além disso, ela se reuniu com integrantes da comunidade e do Poder Público para articular criação na cidade de um Conselho Municipal de Políticas Públicas de sobre Álcool e Drogas.

Representando a Cimos, o sociólogo Luiz Tarcísio, junto com o servidor do MPMG Cezar Moreno e a representante do Governo de Minas Adriana Rocha, reuniu-se com representantes da prefeitura e de povos e comunidades tradicionais para analisar a situação desses grupos. Em outro momento, o MPMG doou 100 livros para a biblioteca da cidade e 150 cartilhas do projeto O que você tem a ver com a corrupção, que mostra como pequenos desvios de conduta são enquadrados como corrupção, mas são desconsiderados pelas pessoas, como receber troco errado e não devolver, furar fila. (MPMG)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui