Programa Proximidade retorna a Aimorés

0

Os moradores de Aimorés, na região do Vale do Rio Doce, recebem na próxima terça-feira (28/10), o programa Proximidade, da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig. A reunião acontece na Usina Hidrelétrica de Aimorés e traz palestras sobre os seguintes temas: processos de operação da Usina, meteorologia, segurança de barragens e a operação de Limpeza de Reservatório.

A reunião é uma oportunidade de a Cemig informar à comunidade sobre o planejamento e condução dos processos da usina, principalmente em períodos de cheias, ou mesmo de seca severa, que podem causar eventuais alterações nas rotinas operacionais, como explica o gerente de Planejamento Energético da Cemig, Marcelo de Deus Melo.

“As palestras vão ser dirigidas para a convivência com o período chuvoso. A apresentação da meteorologia vai abordar a crítica situação climática atual comparada aos anos ditos anteriores, especialmente em relação às chuvas, mostrando os impactos nas bacias hidrográficas em todo o estado de Minas Gerais/ região Centro-Sul do Brasil e suas consequências. Em complementação, na palestra a operação dos reservatórios terá como foco informar sobre o Regime Especial de Operação das Usinas implementado pela Cemig, para o período, e como a Empresa vem convivendo com a atual situação de baixos níveis dos reservatórios e a preocupação em manter a garantia dos usos múltiplos da água, a montante e a jusante dos reservatórios”, ressalta.

De acordo com Marcelo de Deus, o programa Proximidade tem ampliado a relação da Empresa com a população. “Esse programa é muito importante para a Cemig. A partir da criação do Proximidade, conseguimos relacionar com várias comunidades do Estado. A oportunidade de conversar com a sociedade é muito positiva para a Empresa”, ressalta.

O especialista salienta que a operação de uma usina hidrelétrica promove modificações na região onde ela está instalada. Segundo o gerente, o principal fator é a regularização das vazões do rio a jusante do barramento, disponibilizando água nos períodos secos e amenizando as consequências das cheias na época das chuvas, evitando as enchentes.

Em especial, para a usina hidrelétrica de Aimorés, esse encontro tem como objetivo explicar à comunidade sobre a operação de limpeza do reservatório, que será conduzida durante a estação chuvosa 2014/2015. Esta operação trará um pequeno rebaixamento do reservatório e, por isso, é importante que a comunidade conheça quais ações estão sendo implementadas pelo consórcio para garantir que não haja impactos para a população ribeirinha.

Desde 2005, a Cemig realiza uma série de ações que visa à integração com as comunidades das áreas de influência das Usinas que sofrem com períodos de secas prolongadas ou cheias intensas, num relacionamento focado no esclarecimento da população. Além de repassar informações, a Empresa acolhe demandas da população e estabelece parcerias com lideranças comunitárias locais, representantes dos municípios da área de influência da hidrelétrica, órgãos e agentes responsáveis pela segurança e prevenção dos efeitos das enchentes como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, além da imprensa regional.

O programa Proximidade pretende, ainda, informar a comunidade sobre o planejamento e condução dos processos da Usina de Aimorés, principalmente em períodos de cheias, ou mesmo de seca severa, que podem causar eventuais alterações nas rotinas operacionais

A Usina Hidrelétrica de Aimorés está localizada no rio Doce, em área do município de Aimorés, na região do rio Doce de Minas Gerais, e do município capixaba de Baixo Guandu. O empreendimento abrange ainda os municípios mineiros de Itueta e Resplendor. Com início de operação em 2005, ela possui capacidade instalada de 330 megawatts.

Proximidade

O programa consiste na unificação das ações de relacionamento com comunidades e na realização de um ciclo de encontros visando explicar à população os procedimentos operativos e de segurança adotados nas usinas da Cemig, condições climáticas e aspectos ambientais, além de promover visita guiada às instalações das usinas.

Concebido a partir da ação conjunta entre as áreas de planejamento, engenharia, sustentabilidade, meio ambiente e comunicação da Cemig, o Programa Proximidade pretende assegurar maior confiabilidade à prática da operação dos reservatórios e, assim, orientar de maneira mais precisa as comunidades do entorno.

Serviço

Evento: Programa Proximidade na Usina Hidrelétrica de Aimorés
Data: 28/10 (terça-feira)
Horário: 9h
Local: Usina Hidrelétrica de Aimorés
Endereço: auditório do Parque Botânico da Usina de Aimorés, Fazenda Viçosa s/ nº – distrito de Santo Antônio do Rio Doce (“Mauá Minas”) – Aimorés/MG.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui