Ministério Público Itinerante desembarca em Frei Lagonegro

0

A Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) levou ontem, 21 de outubro, o projeto MP Itinerante para Frei Lagonegro, cidade da região do Rio Doce mineiro, um dos dez municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Minas Gerais. A ação institucional do MPMG percorre o Estado aproximando o promotor de Justiça da sociedade e levando serviços sociais e orientações jurídicas às comunidades.

Segundo o Censo 2010, o município de Frei Lagonegro possui 3.329 habitantes. A renda per capita mensal urbana no local gira em torno de R$ 250 reais. Como forma de auxiliar a comunidade, o projeto MP Itinerante ofereceu serviços jurídicos gratuitos, apoio previdenciário, palestras sobre meio ambiente, prevenção ao uso de drogas, atendimento personalizado da Promotoria de Justiça, entre outras ações sociais. A comunidade ainda teve a oportunidade de manifestar sua cultura com peças teatrais, dança e música.

Ação no município foi realizada na terça-feira (21) – Foto: Divulgação

Foram emitidas, por exemplo, 209 carteiras de identidade e realizados 37 atendimentos do MPMG e 15 da Previdência Social em parceria com o Programa de Inclusão e Educação Previdenciária (Piep), da Faculdade Milton Campos, coordenado pela professora Dinorá Carla de Oliveira. Além disso, a promotora de Justiça Ester Soares de Araújo Carvalho realizou palestra sobre o programa “O que você tem a ver com a corrupção”, iniciativa do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG), coordenado, em Minas Gerais, pelo promotor de Justiça Fabrício Marques Ferragini.

Já a terapeuta e especialista em dependência química Cláudia Maria Pereira de Cristo, do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre álcool e drogas (Conead), realizou a palestra Drogas: o problema é meu, o problema é teu, o problema é nosso. Cerca de 200 estudantes da cidade ouviram dicas e receberam informações sobre os malefícios da dependência química. Ela também se reuniu com integrantes dos Poderes Legislativo e Executivo do município para articular com eles a criação de um Conselho Municipal de Políticas Públicas de sobre álcool e drogas. Um vereador local se comprometeu a entrar com um projeto de lei na câmara para a implementação do órgão na cidade.

A Polícia Militar de Meio Ambiente, por sua vez, conversou com os estudantes e a comunidade sobre desmatamento e seus prejuízos ao meio ambiente e à sociedade. O sociólogo da Cimos Luiz Tarcísio conversou com a comunidade sobre os povos e comunidades tradicionais, como índios, quilombolas, apanhadores de sempre-viva. Ele e o servidor do MPMG Cezar Moreno ainda se reuniram com representantes quilombolas para traçar formas de reconhecimento, pelo Poder Público, do grupo como comunidade tradicional. (MPMG)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui