Consumidor que desperdiçar água em Governador Valadares poderá ser multado

0

A prefeitura de Governador Valadares poderá punir os consumidores que fizerem uso desnecessário da água. Isso se o Projeto de Lei (PL) 162/2014, apresentado pelo vereador Glêdston Guetão (PT), receber parecer favorável das comissões, for aprovado em plenário posteriormente pelos vereadores e, em seguida, for sancionado pela prefeita Elisa Costa (PT). A proposta, que coíbe o uso não racionalizado de água potável distribuída pela rede pública municipal, foi apresentada durante a 4ª reunião ordinária da Câmara, realizada na última quinta-feira. O PL aguarda parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), que julgará a constitucionalidade, legalidade e juridicidade, elementos fundamentais que devem ser analisados para aprovação. Caso o parecer ateste a constitucionalidade, o projeto passará por outras comissões do Legislativo para emissão de pareceres, que poderão ser favoráveis ou contrários. Somente após análise das comissões, o PL seguirá para votação em plenário pelos vereadores, o que deverá acontecer nas reuniões ordinárias posteriores.

O projeto define como desperdício de água, tanto em escala residencial, comercial ou industrial, a sua utilização de modo não racionalizado, de forma desnecessária, como lavagem de calçadas, ruas, veículos, rega de jardins e gramados com o emprego de mangueira e máquinas de pressão a jato. A coibição pelo uso irracional da água acontecerá por meio de divulgação de informações a respeito de seus prejuízos aos consumidores, fiscalização e aplicação de multas. Quem não cumprir e desobedecer a lei, será punido inicialmente com uma advertência e notificação. Se ainda assim, a lei for descumprida, haverá a aplicação de multa, que deverá ser estabelecida pelo Executivo Municipal, que também irá regulamentar a lei, definir os órgãos responsáveis e os critérios para a fiscalização e um meio para que as pessoas possam fazer as denúncias.

O vereador e autor do PL, Glêdston Guetão, informou que as 230 cidades da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (BHRD) já ligaram o sinal de alerta máximo em função do risco de desabastecimento de água. O objetivo é, portanto, proibir o desperdício e beneficiar toda a população. “A nossa intenção é, acima de tudo, conscientizar as pessoas para não desperdiçarem água, mas é também coibir o uso não racionalizado de água potável distribuída pela rede pública municipal em Valadares, que vem sendo abastecida por meio de rodízio e ajuda de caminhões-pipa, que levam água até escolas, hospitais e prédios onde as torneiras secaram. As 230 cidades da Bacia Hidrográfica do Rio Doce acenderam o alerta máximo para o desabastecimento e a orientação é economizar. É um momento importante em que todos os moradores precisam ter a consciência e a responsabilidade em mudar seus hábitos. Enquanto a chuva não vem, é necessário somarmos esforços e evitarmos transtornos e impactos negativos na vida de todos”, disse o vereador.

O projeto determina ainda que o Executivo deverá estabelecer campanhas educativas nas instituições de ensino, órgãos públicos e associações. As despesas decorrentes da execução da lei, se o projeto chegar a ser sancionado e virar lei, correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, consignadas no orçamento e suplementadas se necessário, devendo os orçamentos futuros.

Diferente da cidade de São Paulo, porém, o projeto de Valadares não prevê nenhum benefício para os consumidores que economizarem água, como um bônus na conta seguinte. Há apenas punições para os que desperdiçam. Ontem, o governo paulista anunciou que dará 30% de desconto para os consumidores que não atingirem o patamar de 20% de consumo, como incentivo ao uso consciente. Em Belo Horizonte, também há uma proposta semelhante à de Valadares. Porém, o objetivo é proibir apenas a prática de “varrer” calçadas com a mangueira. A proposta defende uma multa no valor de um salário mínimo, na Capital Mineira.

(Diário do Rio Doce)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui