Chove granizo após quase três meses de estiagem em Governador Valadares

0

Chuva de granizo surpreende moradores nessa segunda-feira. Mesmo com a chuva, o clima continua seco.

Voltou a chover em Governador Valadares, no Leste de Minas Gerais, depois de um período de estiagem de aproximadamente três meses. Desta vez, a chuva de granizo que caiu rapidamente na noite desta segunda-feira (20) surpreendeu a população.

A população de Valadares foi surpreendida pela chuva de granizo, que poucas vezes ocorre na cidade. A precipitação foi rápida e não causou grandes transtornos nem mesmo nos telhados das casas.

Internautas postaram fotos das pedras de gelo, nas redes sociais (Foto: Gilderlei Barbosa/Facebook)

De acordo com o meteorologista Ruibran dos Reis, na noite dessa segunda-feira (20) choveu 29 mm em Valadares. Em alguns bairros, moradores registram a queda de granizo. A chuva ajudou a amenizar os efeitos do forte calor que incomodava a população na cidade.

Nas redes sociais os valadarenses comemoraram o retorno da chuva. “Sem água a gente não é ninguém. (…) Que chova, com calma, não venha temporal, está tudo bem”, publicou um internauta.

Ainda de acordo com o meteorologista, até este domingo (26) não deve chover mais na cidade, mas o tempo deverá se manter nublado. “Não chovia esta quantidade em Valadares desde o dia 27 de julho, há quase 90 dias, mas a previsão é que a chuva dê uma parada e não caia pelo menos até o domingo de eleição”, diz o meteorologista Ruibran dos Reis.

Choque

A queda de granizo acontece quando há o choque de temperaturas. O vapor que sobe para formar a chuva passa por uma região na alta atmosfera com temperatura abaixo de zero grau centígrado e condensa, formando o granizo.

Geralmente as chuvas de granizo são acompanhadas com ventos fortes. No Sul e Sudeste do país esse fenômeno é mais comum porque há muita alternância de temperatura.

(Inter TV dos Vales)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui