Cidade mineira registra temperatura de deserto

0

Segundo o meteorologista Ruibran dos Reis, a região baixa e afastada do mar favorece a ocorrência de temperaturas de deserto

A cidade de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, registrou a maior temperatura do ano em Minas Gerais, com termômetros chegando a 41,6ºC, às 15h desta sexta-feira (17). “É uma região muito baixa, longe do mar, favorece esse clima de deserto”, explica o meteorologista Ruibran dos Reis.

O recorde foi percebido pelos moradores, como conta a aposentada Aldira Maria Ribeiro, de 73 anos. “Eu moro aqui desde que nasci e nunca vi tanto calor assim. O problema é que é que não está chovendo e quando faz calor desse jeito sempre costuma chover. Está parecendo um deserto que até dói a respiração. Já tomei quatro banhos hoje. Para refrescar um pouco coloquei minha televisão na varanda, para ver se circula um pouco mais o ar, mas está difícil. Vamos ver se São Pedro manda chuva para a gente”, conta.

Belo Horizonte

A temperatura pode atingir novo recorde em Belo Horizonte neste fim de semana e chegar a 38°C, superando os 36,2°C registrados na última quarta-feira (15), até então a máxima registrada na capital. A previsão é do Instituto ClimaTempo, mas o calor pode ser amenizado pela chegada de chuva já no início da próxima semana.

“Há uma massa de ar seco instalada sobre o Estado de Minas Gerais desde o início do mês, após a chegada de uma massa de ar polar. Com o tempo, ela foi se intensificando e deve atingir o ápice amanhã, mas uma frente fria deve chegar entre segunda-feira e terça-feira, e provocar chuvas na região metropolitana”, explica o meteorologista Ruibran dos Reis, do instituto.

Oposto

Enquanto o calor atinge níveis extremos em uma parte do de Minas Gerais, e com possibilidade de temperaturas mais altas ainda em Ituiutaba neste fim de semana, já chove em algumas cidades do outro lado do estado. O instituto ClimaTempo registrou pancadas isoladas de chuva nas regiões Sul, Sudeste e da Zona da Mata mineira, nesta sexta-feira (17). “A chuva que virá com o encontro da massa de ar seco e a frente deve demorar a chegar mais nas regiões mais ao norte do estado”, calcula Ruibran.

Segundo balanço da Defesa Civil Estadual, já chega a 160 o número de municípios mineiros que decretaram situação de emergência, devido ao período de seca.

(O Tempo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui