Seca que castiga Itambacuri obriga SAAE a adotar revezamento para atender a cidade

0

Vazão considerada normal é de 400 e caiu para 57 litros por segundo. Prefeitura decretou situação de emergência.

A estiagem está castigando a cidade de Itambacuri, no Vale do Mucuri. Nessa quinta-feira (16), o Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE) confirmou que a cada cinco horas, apenas três bairros da cidade estão sendo abastecidos, em um revezamento.

Ainda de acordo com o SAAE, são cinco mil usuários na cidade. A vazão de água considerada normal da barragem é de 400 litros por segundo, mas, com a estiagem, esse índice foi reduzido para 57 litros.

Barragem que abastece Itambacuri que está quase seca (Foto: Reprodução/Facebook)

Para conseguir atender os 15 bairros de Itambacuri, o SAAE teve que programar os horários de abastecimento. O rio que abastece a cidade é o Itambacuri e a seca já é totalmente visível.

Leonel Pinheiro, professor de uma Universidade Federal, está na cidade realizando estudos sobre essa escassez de água no Vale do Mucuri. “Existem falhas no leito da barragem e, além da estiagem, a degradação ambiental tem contribuído para a falta de água”, diz Leonel.

A prefeitura de Itambacuri decretou situação de emergência. Segundo o prefeito do município, Vicente Guedes, a cidade aguarda uma liberação de recursos do Estado e do Governo Federal para a construção de um novo reservatório. Por enquanto a orientação é mesmo o racionamento no uso da água.

(Inter TV dos Vales)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui