Incêndio atinge plantações de eucalipto no Vale do Jequitinhonha

0

Corpo de Bombeiros, Exército e caminhões-pipa da prefeitura de Berilo foram utilizados no controle dos incêndios

O tempo seco que assola Minas Gerais nas últimas semanas continua a propagar incêndios e causar transtornos em diversas cidades. De acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), 155 municípios já decretaram situação de emergência devido a estiagem.

A última cidade incluída na lista, onde a situação se agravou, foi Angelândia, na região do Vale do Jequitinhonha. A estiagem prolongada afeta diversos cursos d’água e rios como o São Francisco, em Pirapora, o rio Verde Grande, no Norte de Minas.

Incêndio atinge plantações de eucalipto no Vale do Jequitinhonha – Foto: Divulgação

Na noite desta quarta-feira (15) uma guarnição do Corpo de Bombeiros de Diamantina conseguiu controlar um incêndio que teve inicio no dia 3 de outubro, na região de Lelivéldia, distrito de Berilo, no Vale do Jequitinhonha. O fogo chegou a ser controlado mas voltou a queimar a vegetação na última sexta-feira (10).

Caminhões-pipa da prefeitura e de uma Corporação do Exército sediada em Virgem da Lapa ajudaram a combater as chamas com auxilio de moradores do lugar.

O Corpo de Bombeiros não soube precisar a área atingida. De acordo com uma moradora de Lelivéldia, o incêndio atingiu nascentes da Comunidade de Matinada e uma plantação de eucalipto às margens da rodovia LMG-677 e chegou próximo ao único posto de gasolina da localidade. Na tarde de terça-feira (14) o fogo se alastrou com mais violência nas proximidades do distrito.

Segundo o Comando do Corpo de Bombeiros de Diamantina, a guarnição permanece na região. Há suspeitas que o incêndio pode ter sido provocado, já que existem grupos contrários ao plantio de eucalipto na região. A informação não foi confirmada por nenhuma autoridade.

Um levantamento do Corpo de Bombeiros, mostra que Minas Gerais teve mais de 700 focos de incêndio nas últimas 48 horas, a maior incidência em todo o país. Minas também é o estado com o maior número de ocorrências em unidades de conservação.

(Gazeta de Araçuaí)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui