Familiares de detentos poderão utilizar UAIs para cadastro de visitas em Minas Gerais

1

Famílias não precisarão ir até os presídios para realizarem cadastro e também vão receber atendimento de assistentes sociais. Objetivo é humanizar o sistema prisional do estado

Familiares dos cerca de 14 mil detentos de 19 presídios de Minas Gerais poderão comparecer às Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) para serviços da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), como o cadastramento de visitas aos presos, atendimento social aos familiares e entrega de documentos dos presos. A primeira unidade a oferecer os serviços será a UAI de Montes Claros, onde o piloto do modelo será apresentado ainda neste ano.

De acordo com a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), a iniciativa foi formalizada nesta quinta-feira pelos secretários de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, e de Defesa Social, Marco Antônio Romanelli. Com a assinatura do convênio, serão iniciadas as contratações e os treinamentos para oferecer os serviços nas UAIs. Com a iniciativa, as famílias não precisarão comparecer ao presídio para o cadastramento de visitas – íntima, social e assistida – ou para solicitar documentos referentes a algum detento. Além disso, as UAIs também vão oferecer atendimento de assistente social, realizado por meio de agendamento.

Para o secretário Marco Antônio Romanelli, esse é um passo importante em direção à humanização do sistema prisional. Além de oferecer agilidade e conforto aos parentes dos detentos, o novo serviço vai diminuir o fluxo de pessoas na porta das unidades prisionais, aumentando a segurança. Renata Vilhena destacou que as UAIs têm um grande alcance, e o objetivo é atender a população oferecendo serviços mais simples e melhores.

O trabalho nas Unidades de Atendimento Integrado terá a orientação do Núcleo de Atendimento à Família (NAF), ligado à Secretaria, que presta serviço de atendimento à família de presos desde 2011. O NAF funciona no Centro de Belo Horizonte e atende sete unidades prisionais da região metropolitana. Os diretores-gerais e diretores de atendimento das 19 unidades prisionais, situadas nos 11 municípios selecionados também serão referência para os profissionais que atenderão nas UAIs.

Conforme a Seds, ainda não há uma data exata para o início da prestação de serviço. A partir da aprovação do piloto pelas secretarias, a previsão é que os serviços sejam expandidos para as UAIs de Betim, Governador Valadares, Juiz de Fora, Uberlândia e Varginha.

Veja a lista de unidades atendidas pelo convênio

– Centro de Remanejamento do Sistema Prisional de Betim (Ceresp Betim)
– Presídio de Ibirité
– Centro de Remanejamento do Sistema Prisional de Contagem (Ceresp Contagem)
– Presídio de Brumadinho
– Penitenciária Professor Jason Soares Albergaria, em São Joaquim de Bicas
– Presídio de São Joaquim de Bicas I
– Presídio de São Joaquim de Bicas II
– Presídio de Juatuba
– Penitenciária Professor João Pimenta da Veiga, em Uberlândia
– Presídio Professor Jacy de Assis, em Uberlândia
– Centro de Remanejamento do Sistema Prisional de Juiz de Fora (Ceresp Juiz de Fora)
– Hospital de Toxicômanos Padre Wilson Vale da Costa, em Juiz de Fora
– Penitenciária José Edson Cavalieri, em Juiz de Fora
– Penitenciária Professor Ariosvaldo de Campos Pires, em Juiz de Fora
– Penitenciária Francisco Floriano de Paula, em Governador Valadares
– Presídio de Governador Valadares
– Presídio de Varginha
– Presídio Alvorada de Montes Claros
– Presídio Regional de Montes Claros

(Estado de Minas)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui