Segundo bloco do debate mostra discussão sobre corrupção e economia

0

Segunda parte do debate na Band foi marcado por ataques, principalmente sobre corrupção

No segundo bloco do debate da Band, o candidato Aécio Neves foi quem fez a primeira pergunta e ela foi sobre economia. O tucano questionou a alta da inflação que o governo de Dilma Rousseff está enfrentando.

Dilma respondeu que seu governo garantiu que a inflação fosse controlada e que foi no governo de Fernando Henrique Cardoso que a inflação atingiu números muito altos. Ela disse que mesmo na crise, seu governo continuou investindo na valorização do empregos e garantindo que o povo tivesse mais oportunidades.

Ela ainda questionou o fato de Aécio já ter escolhido o seu Ministro da fazenda, Armínio Fraga, que esteve no governo de FHC e disse: “como vamos acreditar que com o mesmo cozinheiro e a mesma receita, vocês entreguem outro prato para o brasileiro?”

Aécio pediu humildade para Dilma reconhecer que seu governo falhou e que FHC assumiu com a inflação em 916%, fazendo ela chegar a 12%.

A candidata à reeleição, presidente Dilma Rousseff (PT), e o candidato à Presidência Aécio Neves (PSDB) participam do debate da Band, o primeiro do segundo turno das eleições presidenciais, na noite desta terça-feira – Foto: Nelson Almeida/AFP

Dilma pergunta sobre educação

Na vez de sua pergunta, Dilma questionou o programa de educação de Aécio Neves e perguntou o que ele acha do Pronatec, programa de seu governo. O candidato tucano disse que educação é um tema essencial para o crescimento do país e que se orgulha de ter deixado Minas Gerais com como a melhor educação do Brasil. Ele também disse que o Pronatec fopi inspirado em programas tucanos, como as Etecs de Geraldo Alckmin.

Dilma lembrou que o Pronatec conta com 8 milhões de matriculados e que muitos dos tucanos eram de pequeno porte e nem todos eram gratuitos. Ela ainda disse que FHC deixou o Brasil com a segunda maior taxa de desemprego do mundo, e que o Pronatec é a chance dos jovens se aperfeiçoarem.

Aécio questiona corrupção

Em sua segunda pergunta, Aécio trouxe à tona o tema da corrupção e lembrou do recente caso da Petrobras. Dilma disse que sua indignação com ela é a mesma de todos brasileiros e que sua determinação é que todos sejam investigados e presos e que seu governo deu base, com duas leis, para que esses casos fossem investigados. Ela ainda lembrou que os casos tucanos de corrupção nunca foram julgados.

Dilma fala sobre aeroporto

Continuando na área da corrupção, Dilma perguntou para Aécio sobre o aeroporto de Claudio, pequena cidade de Minas. A construção desse aeroporto é alvo de investigação do Ministério Público federal, pois está em uma aérea que pertence a familiares de Aécio Neves.

O tucano disse que suas obras foram todas para beneficiar o povo de Minas e que o aeroporto de Cláudio foi para ajudar um a região que vem crescendo e conta com industrias. Ele terminou chamando a campanha da presidente de leviana e baseada em mentiras.

(Fonte: UOL Eleições)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui