Seca na lagoa do Parque Municipal assusta moradores de Montes Claros

0

Baixa no nível de água pode estar relacionada ao rompimento de um dreno. Cerca de 200 peixes foram devolvidos à lagoa nesta quarta-feira (14).

O nível de água da Lagoa do Parque Municipal Milton Prates em Montes Claros (MG) baixou drasticamente nos últimos dias. O local é um dos principais ponto turísticos da cidade, mas o cenário atual deixa os frequentadores desestimulados.

Passeios à beira da lagoa se tornaram rotina de Carlos Eduardo da Silva, vizinho ao parque há 34 anos. “Nunca vi a lagoa seca desta forma. Um cartão-postal da cidade apresentar um volume tão pequeno de água. É lamentável”.

Lagoa é um dos principais pontos turísticos da cidade (Foto: Valdivan Veloso/G1)

O aposentado Edmar Dias mora em frente ao parque e acompanha de perto a seca na lagoa. Para ele, o momento é de muita tristeza. “Nesta condição nunca tinha visto. Venho passear com meu neto e infelizmente está cruel este cenário”, afirma.

Nesta terça-feira (14), cerca de 200 peixes foram devolvidos à lagoa. Segundo o ambientalista Eduardo Gomes, os peixes são conhecidos por cascudinho. Eles foram recolhidos em uma poça surgida com o esvaziamento do lago. “Estivemos aqui no domingo (12), junto com a Defesa Civil, e encontramos alguns já bem debilitados. Esta é uma espécie nativa da bacia do Rio São Francisco, que se adapta bem neste tipo de água”, afirma.

O ambientalista disse ainda que uma série de fatores influenciaram na seca da lagoa, mas o principal está relacionado ao rompimento de um dreno. “Estamos com um ciclo de falta de chuva há muito tempo que prejudica qualquer bacia de acumulação, como é o caso desta aqui que é uma barragem e recebe água pluvial. Mas, o grande problema aqui é que o dreno quebrou e rapidamente a água escoou para o Rio Vieiras”, explica.

Eduardo Gomes disse ainda que a prefeitura já realizou uma obra emergencial para corrigir o problema no dreno. De acordo com a prefeitura, estão sendo realizadas ações para o desassoreamento da lagoa.

Peixes foram encontrados em poças em torno da lagoa (Foto: Valdivan Veloso/G1)

(Inter TV Grande Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui