Tempo seco espalha focos de incêndio e 155 municípios mineiros já decretaram emergência em Minas

0

O tempo seco, que castiga Minas Gerais, continua a propagar incêndios e causar transtornos em várias cidades. De acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), 155 municípios já decretaram situação de emergência devido a estiagem.

A última cidade incluída na lista, onde a situação se agravou, foi Angelândia, na região do Vale do Jequitinhonha. A estiagem prolongada afeta diversos cursos d’água e rios como o São Francisco, em Pirapora, o rio Verde Grande, no Norte de Minas, e a lagoa da Codorna, em Nova Lima.

Além disso, centenas de incêndios são registrados diariamente pelo Corpo de Bombeiros. Somente na manhã desta quinta-feira (9) seis focos estão sendo combatidos pela corporação. Um deles ocorre na Mata do Clube Copasa, na rua Senador Guimarães, bairro Estoril, região Oeste de Belo Horizonte. Na mata Fazenda Baú, bairro Várzea das Flores, em Betim, Região Metropolitana, os militares estão tentando debelar outro foco. Há registros também de incêndios em ao menos quatro lotes vagos.

Grande área da Serra do Curral foi devastada pelo fogo – Foto: Eugênio Moraes/Hoje em Dia

Balanço dos bombeiros divulgado hoje revelou que na quarta-feira (8) foram contabilizados 70 focos de incêndios apenas na Grande BH. Do total, 62 atingiram matas e oito foram em lotes vagos.

Tempo seco

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) de Belo Horizonte informou que a umidade relativa do ar deve ficar inferior a 30%, pelo menos até domingo (12), na capital. A orientação do órgão é para não se fazer fogueiras nas proximidades de matas e florestas. Os motoristas que trafegarem por regiões sujeitas a incêndios deverão ter atenção redobrada devido à visibilidade reduzida pela fumaça, e em hipótese nenhuma, jogar pontas de cigarros para fora dos veículos.

(Hoje em Dia)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui