DEVEMOS TEMER O EBOLA?

0

O mundo se tornou um lugar pequeno. As passagens aéreas, cada vez mais acessíveis, a quantidade de voos pelo mundo sem contar os outros transportes de massa via terrestre que tornaram as distâncias menores, facilitando a movimentação das pessoas para turismo, trabalho e estudo. Esta movimentação em massa ao redor do planeta traz uma série de benefícios, principalmente econômicos e sociais, mas pode ser acompanhada de graves problemas, principalmente na disseminação de doenças. Apesar de todos os sistemas de barreiras e quarentenas nos aeroportos e portos pelo mundo, as doenças sempre acham um jeito de entrar e se instalar, principalmente os vírus.

Tivemos problemas com a gripe espanhola no inicio do século passado e recentemente a gripe aviária e a gripe suína, de origem asiática e americana, mas que disseminaram pelo mundo. Vírus que se espalham pelo ar e pelo contato entre pessoas. Apesar de toda a preocupação e precaução, estes vírus não se mostraram de elevada letalidade e ocorreu um número pequeno de mortes e um rápido controle. Agora é diferente: temos o vírus ebola de origem africana e de elevada letalidade, ou seja, leva quase todos os infectados a morte. Uma morte rápida e dolorosa com náuseas, vômitos, diarreias e hemorragias pelo corpo.

Este vírus, conhecido há várias décadas sempre foi controlado na sua origem evitando a sua disseminação, mas agora fugiu do controle. Cidades de países do Oeste da África estão com altos índices de transmissão do vírus com as suas populações sendo dizimadas. Muitas pessoas ao tentar fugir da epidemia estão levando com elas o vírus espalhando-os cada vez mais para diversos países africanos, países que não tem a mínima condição de conter este vírus altamente mortal.

E um Liberiano que recentemente chegou aos Estados Unidos foi detectado com o vírus. Desde a sua chegada ao país até a internação hospitalar e confirmação ele teve contato direto com dezenas de pessoas. Só para lembrar: o vírus é transmitido por contato com fluidos corporais. Ele está internado em estado grave e as pessoas, cerca de oitenta, estão sendo monitoradas pelo serviço americano de saúde. Será que tem volta?

Mas tudo que é ruim pode piorar. Segundo o chefe da missão da ONU para o controle do ebola, o vírus pode sofrer uma mutação e se espalhar pelo ar como o vírus da gripe. Um cenário de pesadelo que não pode ser descartado, considerando que os vírus são de fácil adaptação e mutação genética, principalmente considerando que ele irá se desenvolver em um novo ambiente, diferente do africano.

Os vírus mudam mais rapidamente do que criamos novas tecnologias. Infelizmente milhares de pessoas do continente africano que já sofrem com a pobreza, a fome, as guerras civis, estão condenadas a morte por conta do ebola.

E o Brasil? Estamos preparados para evitar a sua entrada no território nacional? E se entrar, estamos preparados para contê-lo e evitar que se espalhe? Em 2016 teremos as olimpíadas no Brasil, evento que reúne milhões de pessoas de todo o mundo e de todos os países, afinal, das olimpíadas todos participam, diferentemente da copa do mundo. Estamos vivendo intensamente a política, mas não podemos ser alienados, esquecendo o que acontece ao nosso redor. Outras informações acessem o blog asylvio.blogspot.com.

Quem é Alexandre Sylvio Vieira da Costa?



– Nascido na cidade de Niterói, RJ;
– Engenheiro Agrônomo Formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro;
– Mestre em Produção Vegetal pela Embrapa-Agrobiologia/Universidade Federal Rural do
Rio de Janeiro;
– Doutor em Produção Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa;
– Pós doutorado em Geociências pela Universidade Federal de Minas Gerais;
– Foi Coordenador Adjunto da Câmara Especializada de Agronomia e Coordenador da
Comissão Técnica de Meio Ambiente do CREA/Minas;
– Foi Presidente da Câmara Técnica de eventos Críticos do Comitê da Bacia
Hidrográfica do Rio Doce;
– Atualmente, professor Adjunto dos cursos de Engenharia da Universidade Federal dos
Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Campus Teófilo Otoni;

– Blog: asylvio.blogspot.com.br
– E-mail: alexandre.costa@ufvjm.edu.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui