Operação apreende mais de 700 animais silvestres nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

0

Uma mega operação realizada em 13 municípios dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, resultou na apreensão de mais de 700 animais silvestres, além de armas de fogo, drogas e materiais usados para o tráfico de fauna. O resultado da ação, intitulada “Amazona/Bicho do Mata” foi divulgado nesta terça-feira, 30 de setembro.

A maior parte dos animais apreendidos são aves, entre eles, canários, cúrios, azulões, trinca-ferros, papagaios e periquitos. Um cágado também foi capturado. Cerca de 40 autos de infração foram emitidos e oito armas de fogo foram apreendidas.

Durante a operação, em uma das barreiras, em Divisa Alegre, foi encontrado cerca de nove quilos de cocaína em um veículo de passeio abordado, além de outros cinco pássaros. Duas pessoas foram presas durante a operação.

Operação apreendeu 594 gaiolas usadas para o tráfico de animais – Foto: Semad/Divulgação

Operação conjunta

A operação envolveu cerca de 80 pessoas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), além do Instituto Brasileiro dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar de Meio Ambiente.

Segundo a Semad, os alvos foram os municípios de Itaobim, Teófilo Otoni, Cachoeira do Pajeú, Almenara, Araçuaí, Padre Paraíso, Virgem da Lapa, Ponto dos Volantes, Itinga e Divisa Alegre, além dos distritos de Itamarati, Machado Mineiro e São Francisco.

O chefe de fiscalização da fauna da Semad, Daniel Colen, diz que a Polícia Militar de Meio Ambiente executou um trabalho prévio de identificação do comércio ilegal da fauna silvestre e localizou os pontos de cativeiro. “A partir dessas informações, planejamos a ação com o Ibama e montamos, com o apoio da PRF, barreiras na BR-116, em diferentes municípios, para fecharmos o cerco aos traficantes. Foi um grande golpe conta o tráfico de animais”, afirmou.

“Os animais encontrados em condição de soltura foram devolvidos ao habitat natural. Os demais foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres, em Belo Horizonte. Durante a operação, muitas pessoas chegaram a entregar voluntariamente alguns bichos, com medo da ação”, informou Colen.

Segundo o chefe de fiscalização, o tráfico de animais silvestres tem consequências graves em todo o mundo e, no Brasil, traz problemas de ordem social e econômica, com quantidades incalculáveis de recursos financeiros movimentados. É estimado que cerca de 38 milhões de exemplares de fauna sejam retirados anualmente da natureza e que aproximadamente quatro milhões deles sejam vendidos.

Tráfico de animais

Em geral, a fauna brasileira é retirada do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país e enviada para o Sudeste, com destaque para Minas Gerais, Sul e outras regiões do Nordeste, por meio terrestre ou fluvial, abastecendo o comércio nacional. Na região do Sudoeste baiano, por exemplo, o tráfico de animais silvestres é apontado como um problema socioambiental com sérias consequências para a avifauna nativa, sendo que o principal comércio nessa região ocorre ao longo da BR-116, bem como em feiras e pequenos comércios às margens da rodovia.

(Hoje em Dia)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui