Ipatinga representa Minas Gerais no Prêmio Cidades Sustentáveis 2014

0

Município é o único represente de Minas Gerais na categoria “Cidades de Médio Porte” e a cerimônia de premiação vai acontecer em Brasília, em dezembro

Ipatinga está entre as cidades brasileiras que participam da disputa do Prêmio Cidades Sustentáveis 2014. A cerimônia de premiação está prevista para acontecer no dia 6 de dezembro, em Brasília. Meio ambiente, saúde e educação são alguns dos indicadores apresentados, que credenciam o município a concorrer na categoria “Cidades de Médio Porte”, com população entre 101 mil e 500 mil habitantes. As informações apresentadas serão avaliadas por um júri formado por especialistas de todo o país.

“As ações e os programas apresentados por Ipatinga vão ao encontro da proposta do Programa Cidades Sustentáveis e reforçam o compromisso do governo municipal com uma agenda de sustentabilidade, promovendo bem estar e qualidade de vida para nossa população”, afirma a prefeita Cecília Ferramenta.

Parque Ipanema é um dos indicadores de qualidade de vida em Ipatinga – Foto: Secom/PMI

O objetivo da premiação é estimular os gestores públicos para a criação, manutenção e atualização do banco de dados de seus respectivos municípios. O prêmio tem a parceria da Associação Brasileira de Municípios (ABM) e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Dentre as 270 cidades signatárias do Programa Cidades Sustentáveis, 57 se inscreveram para participar da disputa por categoria, conforme critérios populacionais.

A prefeita Cecília Ferramenta aderiu às propostas do Cidades Sustentáveis em outubro de 2012, tendo por base os eixos estratégicos de seu programa de governo. A elaboração de um amplo diagnóstico, contendo uma série de indicadores e informações técnicas atualizadas sobre o município envolveu todas das 17 secretarias municipais.

“Os dados coletados e organizados sobre a realidade de Ipatinga se tornam uma importante fonte de pesquisa para estudantes, professores e a população em geral, interessados em conhecer mais sobre a nossa cidade”, comenta o secretário municipal de Planejamento, Carlos Magno Xavier. Confira a plataforma de informações (clique aqui)

Ipatinga é representante de Minas Gerais na categoria “Cidades de Médio Porte”, e participa da premiação ao lado de outros 17 municípios brasileiros: Abaetetuba (PA), Anápolis (GO), Assis (SP), Barueri (SP), Brusque (SC), Canoas (RS), Guarujá (SP), Itatiba (SP), Limeira (SP), Maringá (PR), Paragominas (PA), Petrópolis (RJ), Rio das Ostras (RJ), São Caetano do Sul (SP), Toledo (PR), Santos (SP) e Vitória (ES).

O prêmio foi criado dentro do programa de mesmo nome da Rede Nossa São Paulo e da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis -entidades sem fins lucrativos que atuam na implantação de um observatório nacional de sustentabilidade com base nas informações fornecidas pelas prefeituras de todo o Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui