Prefeitos do Norte de Minas questionam abastecimento por caminhões pipas

0

Somente cisternas localizadas a 500 metros uma da outra receberão água. Determinação foi discutida em reunião com Exército em Montes Claros.

A Associação dos Município Mineiros da Área da Sudene (Amams) questiona uma determinação do Ministério da Integração e Defesa com relacionado à distribuição de água por meio de carros-pipa.

Durante reunião nesta sexta-feira (26), realizada no 55º Batalhão de Infantaria do Exército em Montes Claros, foi anunciado que o abastecimento de água seria feito apenas em cisternas localizadas a 500 metros de distância uma da outra.

A determinação do Ministério da Integração e da Defesa aumentou a preocupação dos gestores municipais da região quanto ao abastecimento nas cidades que sofrem com a estiagem. A Amans solicitou o adiamento das mudanças. De acordo com o secretário executivo da Amams, Luiz Lobo, existe a necessidade de adaptação para o novo método de distribuição.

“Estão querendo fazer uma mudança, mas este é o momento mais crítico da seca. Nosso pedido é para que se estenda o método atual de distribuição até que todos tenham tempo para se adaptarem”, explica.

O secretário esclarece ainda que em algumas cidades do nordeste do país a água distribuída por carros-pipa já está sendo feita no novo modelo, mas a adaptação no Norte de Minas vai além da implantação das caixas/cisternas que vão receber a água no novo método.

“Os prefeitos esperam ter informação sobre o novo método e até mesmo para treinar a população. Também é preciso saber como será feito o cadastro dos moradores ou até mesmo como será feito a distribuição”, afirma.

Segundo a Amams, o documento será elaborado e entregue ao Ministério da Integração e Defesa nos próximos dias. (G1)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui