Combate ao tráfico de animais silvestres é intensificado no Vale do Jequitinhonha

0

A operação “Bicho do Mato”, segue até o dia 1º de outubro

Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e militares da Polícia Florestal, estão realizando desde o dia 24 de setembro, a “Operação Bicho do Mato”, na região do Vale do Jequitinhonha.

A operação que segue até o dia 1º de outubro, tem como objetivo combater o tráfico de animais silvestres. Na quinta-feira (25) a equipe atuou nos municípios de Araçuaí e Virgem da Lapa, no Médio Vale do Jequitinhonha.

Foram apreendidos 4 viveiros, 75 gaiolas, dezenas de etiquetas de anilhas para pássaros, seis alçapões e 194 pássaros de espécies típicas da região, além de uma espingarda de fabricação caseira.

As aves apreendidas serão devolvidas à natureza – Foto: Reprodução

Boa parte das aves apreendidas se encontravam prontas para serem comercializadas e outras mantidas em cativeiro em casas da zona rural. Os proprietários das aves foram autuados, mas ninguém foi preso.

As aves serão devolvidas à natureza, ao habitat natural ou às unidades conservacionistas cadastradas pelo IBAMA.

Apesar dos esforços dos fiscais do IBAMA, o resultado é evidente: as aves que até bem pouco tempo eram vistas na região, estão desaparecendo ante à ação predadora do homem. O canário da terra é um exemplo. Existia em quantidade nas matas e nas roças do interior e atualmente corre o risco de extinção.

Por uma questão financeira e cultural, há pessoas que fazem tráfico de animais silvestres e há aqueles que criam em cativeiro bichos da fauna regional. Outros caçam por puro esporte e prazer.

As aves mais ameaçadas são canário-da-terra, papagaio, cardeais, canário azulão, coleiras e pássaros pretos.

Por questões de sigilo, o IBAMA não informou as próximas cidades que estão incluídas na lista da “Operação Bicho do Mato”.

Participaram da operação em Araçuaí e Virgem da Lapa, 12 policiais, seis fiscais do IBAMA e seis do IEF que utilizam oito viaturas.

(Gazeta de Araçuaí)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui