Monumentos históricos são alvos de vandalismo em Timóteo

0

Constantemente vemos nos noticiários, ataques de vândalos a monumentos históricos de várias cidades do país. E no município de Timóteo não tem sido diferente. Os símbolos históricos vêm sofrendo ataques desde o ano passado.

O primeiro caso registrado foi a agressão ao monumento dos Pioneiros, em 2013, localizado na Praça 29 de Abril, no Centro Norte da cidade. A obra, que é composta por um homem, um menino e uma mulher grávida, representando as primeiras famílias que chegaram ao município, teve o braço da criança arrancado e roubado.

No mês de junho, no mesmo ano, a estátua do poeta Carlos Drummond de Andrade que fica em frente Biblioteca Municipal Raquel Pacífico Drumond, no bairro Timirim, também foi atacada. A intenção dos vândalos era arrancar uma das pernas da estátua, mas não conseguiram, embora a tenham danificado na altura do joelho.

Estátua de Drumond teve uma das pernas arrancadas por vândalos – Foto: Divulgação

Neste ano, também no mês de junho, a estátua de Drumond voltou a ser alvo de ataques. Desta vez, a ação culminou na quebra da perna que tinha sido lesada anteriormente. A parte da perna danificada está guardada nas dependências da biblioteca para reparos.

O secretário municipal de cultura, Ruben Ramos, já está tomando as devidas providências para os reparos das estátuas. “Estamos fazendo contatos com artistas plásticos da região que possam nos orientar tecnicamente para encontrarmos o melhor caminho”, informa.

Ruben Ramos acrescenta que serão necessários reparos diferentes para ambos os monumentos. “Para o caso do monumento “Pioneiros” será necessário um trabalho de recomposição do braço do menino uma vez que na ocasião a peça foi levada, já o nosso Drumond, será necessário só o trabalho de soldagem. Estamos trabalhando para que nossos monumentos voltem a ter o brilho que merecem”, afirma.

Destruir, inutilizar ou deteriorar o patrimônio público é crime. De acordo com o Código Penal brasileiro, a prática de vandalismo acarreta de seis meses a três anos de prisão e multa para reparar os danos causados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui