Caravana Agroecológica do Vale do Jequitinhonha será realizada em novembro

0

Aconteceu na última segunda (08/09/14), em Araçuaí (MG), uma reunião de planejamento da Caravana Agroecológica e Cultural rumo ao Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. Estão envolvidas diversas organizações, dentre elas o Comboio Agroecológico Sudeste, o Núcleo Interdisciplinar de Agroecologia (NIA-UFRRJ) e a Articulação Paulista de Agroecologia (APA). Durante a reunião foram construídas coletivamente as rotas que formarão um “comboio” e convergirão na região entre os dias 17 a 22 de novembro de 2014.

As Caravanas Agroecológicas e Culturais são realizadas como uma proposta metodológica, a vão fortalecer e dar visibilidade para a rede de iniciativas agroecológicas da região sudeste do país. Seu objetivo é anunciar iniciativas e soluções, denunciando conflitos socioambientais nos territórios e seus respectivos desafios.

Estas experiências vivenciadas por todas as regiões serão socializadas entre os participantes, através de Instalações Pedagógicas a serem estruturadas na cidade de Araçuaí por cada rota organizada.

O debate sobre as denúncias acerca dos conflitos socioambientais e territoriais da região e o ato público a serem realizados, respectivamente, 21 e 22 de novembro também em Araçuaí, serão uma das formas de dialogar com a sociedade e responder à pergunta: por que interessa à sociedade apoiar a Agroecologia?

Também estão envolvidas as seguintes organizações: Instituto Federal do Espiríto Santo (IFES) e as mineiras Caritas Diocesana Almenara, Itavale, Embrapa Milho e Sorgo, Articulação Mineira de Agroecologia (AMA), Centro de Agricultura Alternativa (CAV), Escola FAmília Agrícola (EFA) Bom Tempo e Núcleo de Agroecologia e Campesinato (NAC-UFVJM).

Foto e informações da Associação Brasileira de Agroecologia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui