América Mineiro perde 21 pontos por escalação irregular no Brasileirão da Série B

0

O América sofreu uma grande derrota fora dos campos nesta segunda-feira. Julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o clube foi punido com a perda de 21 pontos na Série B do Campeonato Brasileiro, além de multa de R$ 4 mil pela escalação irregular do lateral-esquerdo Eduardo. Com a condenação, o Coelho caiu para a lanterna, com 12 pontos, dois atrás do Vila Nova-GO. No entanto, como o julgamento foi em primeira instância, ainda cabe recurso no Pleno do STJD.

Por quatro votos a um, o tribunal optou pela retirada dos pontos do América por ter infringido o Artigo 49 do Regulamento Geral de Competições da CBF e o Artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Votaram contra o Coelho os auditores Luiz Felipe Bulus Alves Ferreira (relator do caso), Felipe Bevilacqua e Vinícius Augusto Sá Vieira e Paulo Valed Perry (presidente do tribunal). Apenas Washington Oliveira foi a favor do time mineiro.

Eduardo foi relacionado em quatro partidas do América, figurando três vezes no banco de reservas – Paraná, Oeste e América-RN – e escalado no time principal no duelo com o ABC. No entanto, o jogador já havia defendido nesta temporada o São Bernardo, pela Copa do Brasil, e a Portuguesa, em seis jogos na Série B. Segundo o Artigo 49 do Regulamento Geral das Competições da CBF, um atleta pode defender, no máximo, dois clubes no mesmo ano. Desta forma, o Coelho perdeu 12 pontos pelas partidas disputadas mais nove pelas vitórias.

O tribunal entendeu que o América errou ao não observar o detalhe e puniu o clube de acordo com o artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) que diz: “Incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente. A punição prevê perda do número máximo de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida, prova ou equivalente”.

O auditor relator do caso, Luiz Felipe Bulus Alves Ferreira, declarou em seu depoimento antes do voto: “Não vejo como deixar de aplicar a punição pelo 214 do CBJD”. Ele foi seguido por Vinícius Augusto Sá Vieira e Felipe Bevilacqua, que afirmou: “É um caso que, infelizmente, não gostaríamos de julgar nesse momento. Foi um equívoco do clube, uma infelicidade, mas uma lamúria praticada nesse campeonato, que faz com que a gente tenha que mudar o resultado de campo”.

Único voto contrário à condenação do América, o auditor Washington Oliveira optou apenas por multa de R$ 8 mil e transferiu a responsabilidade para a CBF: “Eu vejo nessa situação alguns aspectos até formais. Entendo que esse tipo de situação deveria se dar única e diretamente à Diretoria de Competições da CBF. Ela deveria dar condições aos atletas para que os mesmos tenham condições de atuar no campeonato e não apenas nas partidas”.

(Itatiaia)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui