Farmácia Popular do Brasil tem novo endereço em Teófilo Otoni

0

Foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (11/9), a nova sede da Farmácia Popular do Brasil de Teófilo Otoni. A inauguração contou com a presença do Secretário de Saúde Fernando Barbosa, do Gerente Regional de Saúde Ivan Santana, da Gestora da Secretaria Municipal de Saúde, Launy Cantão, do vereador Gilson Dentista, da farmacêutica da Fundação Olvaldo Cruz Clesci Inês Lima e do prefeito Getúlio Neiva, além de outros convidados.

Durante o ato de inauguração o prefeito Getúlio Neiva ressaltou a importância da parceria com o Ministério da Saúde para garantir medicamentos a baixo custo para a população de Teófilo Otoni e região. Neiva também lembrou que o sentimento de quem dirige uma cidade polo como Teófilo Otoni tem de ser diferenciado por abraçar uma região tão vasta e tão carente como a nossa “deixa de ser a responsabilidade para com uma só cidade e passa a ser uma responsabilidade regional”. Getúlio enfatizou ainda que “o poder é passageiro e é preciso trabalhar para garantir os direitos dos cidadãos”, lembrando o momento político, de véspera de eleições.

(Nova sede foi inaugurada nesta quinta-feira – Foto: Divulgação)

O que é a Farmácia Popular do Brasil

A Farmácia Popular do Brasil é um programa do Governo Federal que amplia o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais. Um dos objetivos do programa é beneficiar principalmente as pessoas que têm dificuldade para realizar o tratamento por causa do alto custo do medicamento. Os descontos variam de 10% a 90%. Para fazer a compra os interessados devem apresentar receita médica ou odontológica e documento de identificação. Os medicamentos são adquiridos pela Fundação Oswaldo Cruz – Fio-Cruz, órgão do Ministério da Saúde. Hoje o programa facilita o acesso a uma lista de 97 medicamentos classificados como essenciais, além do preservativo masculino.

Hipertensão, diabetes, úlcera gástrica, depressão, asma, infecções e verminoses são exemplos de doenças para as quais são encontrados medicamentos nas Farmácias populares. Também estão disponíveis produtos com indicações para os quadros de cólicas, enxaqueca, queimadura e inflamações, além de anticoncepcionais.

Todos os funcionários que vão trabalhar nesta unidade foram treinados pela farmacêutica da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, Clesci Inês Lima, para que possam orientar os pacientes sobre as formas de utilizar os medicamentos e os efeitos colaterais. A Farmácia passa a funcionar na Rua Dr. João Antônio, 251 – B, centro (ao lado do prédio da Receita Federal).

(Ascom Prefeitura de Teófilo Otoni)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui