Resultado das investigações da Operação Violência Invisível será divulgado nesta sexta

0

O Ministério Público do Estado de Minas Gerais vai apresentar nesta sexta-feira, 5 de setembro, em coletiva marcada para as 13 horas, em Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, os resultados das investigações desencadeadas a partir da Operação Violência Invisível.

A Operação foi deflagrada na manhã do dia 2 de julho de 2013, pela Polícia Federal com a participação do Ministério Público de Minas Gerais e da Receita Federal, com o objetivo de desarticular organização criminosa que desviava recursos públicos de mais de uma centena de cidades dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Pará, Sergipe, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraíba, Maranhão e Bahia, por meio de fraudes em processos licitatórios destinados à aquisição de precatórios judiciais.

A quadrilha, formada por empresas, pessoas físicas, servidores públicos e ex-prefeitos, fraudava processos licitatórios, direcionando as contratações a uma das empresas integrantes da organização criminosa. Essa empresa vencia as licitações com o compromisso de fazer a compensação entre precatórios judiciais e as dívidas das prefeituras, sob o argumento de uma economia de até 30% sobre os valores devidos ao INSS, prática proibida expressamente pela lei.

Os municípios mineiros que sofreram com a ação do grupo criminoso foram: Águas Vermelhas/MG, Capelinha/MG, Caratinga/MG, Ipatinga/MG, Itambacuri/MG, Janaúba/MG, Montes Claros/MG, Pirapora/MG, Rio Pardo de Minas/MG, Várzea da Palma/MG, Varzelândia/MG, além do CISRUN – Consórcio intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas. Somente em Minas Gerais foram desviados mais de R$ 70 milhões.

Durante a coletiva marcada para amanhã, os MPMG deverá anunciar os nomes dos indiciados, que a partir da denúncia ficarão à disposição da Justiça. Os denunciados responderão por crimes contra a administração pública, formação de quadrilha, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro, fraude às licitações, corrupção ativa e passiva, dentre outros.

(Informações e imagem da Agência de Notícias da Polícia Federal)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui