Voluntários participam de mutirão de limpeza em Berilo

0

Funcionários de uma empresa de informática da cidade de Berilo, no Vale do Jequitinhonha, se juntaram no último domingo (31) para realizar um mutirão de limpeza.

Foi à primeira ação do grupo dentro do Dia do Voluntariado – o Dia V – que começou há 13 anos, com o intuito de convidar empresas e sociedade para um dia de ação voluntária, com o objetivo de sensibilizar para a prática da responsabilidade social.

[image src=”https://aconteceunovale.com.br/portal/wp-content/uploads/2014/09/dia_v_berilo.jpg” width=”300″ height=”250″ lightbox=”yes” align=”left” float=”left”]

O trabalho durou 2 horas. Foram recolhidos oito sacos de lixo em um curto trecho de cerca de 1 km, que abrangeu a saída da cidade até às margens da MG-679, que liga Berilo a Francisco Badaró.

Entre os detritos, garrafas pets, vidros, sacolas plásticas, latas velhas, potinhos para sorvetes e pneus velhos. No entanto, o que mais impressionou o grupo foi um esgoto a céu aberto que sai de um bairro e é despejado sem nenhum tratamento, no rio Araçuaí, que abastece a cidade.

Para o proprietário da empresa, José Eustáquio Ferreira, o ideal é desenvolver campanhas de conscientização entre a população. “É preciso que cada morador saiba que a separação do lixo é uma questão de consciência ambiental”, ressalta Ferreira.

Berilo tem cerca de 12 mil habitantes e é banhada pelo rio Araçuaí. Todo o lixo encontrado pelo grupo foi recolhido por um caminhão de coleta da prefeitura municipal.

O prazo para que os municípios cumpram a determinação da Política Nacional de Resíduos Sólidos de acabar com os lixões e armazenar os resíduos sólidos em aterros sanitários foi encerrado no dia 2 de agosto, mas menos da metade deles tem destinação adequada do lixo.

(Gazeta de Araçuaí)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui