SAMU reforça atendimento a pacientes com doenças cardíacas no Norte de Minas

0

Ambulâncias foram equipadas para realizar eletrocardiograma e trombólise pré-hospitalar, possibilitando reduzir em até 17% o número de mortes por infarto

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Norte de Minas (Samu Macro Norte) está realizando treinamento de médicos e enfermeiros para aplicação de trombolítico, medicamento de aplicação simples e que pode diminuir em até 17% o número de mortes por infarto agudo do miocárdio (IAM).

Treinamento de profissionais em Taiobeiras – Foto: Divulgação/SAMU

O médico coordenador do Samu Macro Norte, Enius Freire Versiani, explica que o infarto é a obstrução da artéria coronária e que a partir do momento em que essa artéria entope, a pessoa pode ter uma parada cardíaca. “Com esse medicamento, o trombo se dissolve na hora e o coração volta a ter circulação”, observa o médico.

De acordo com o médico, o tempo é fator decisivo nesse tipo de agravo e o medicamento pode fazer a diferença entre a vida e a morte, e também no prognóstico do paciente, que pode sofrer menos complicações e sequelas.

Nesta semana, foram realizados treinamentos nas microrregiões de Taiobeiras e Janaúba. Na próxima semana, serão treinados os profissionais das microrregiões de Januária (segunda), Brasília de Minas (terça-feira) e Pirapora (quarta-feira), concluindo o treinamento de toda a rede.

Todas as ambulâncias do serviço também foram equipadas com o sistema de tele-ECG, que possibilita a realização de eletrocardiograma em pacientes com suspeita ou diagnóstico de doenças cardiovasculares na própria ambulância. Utilizando métodos de telemedicina, o eletrocardiograma é enviado à Central de Regulação do Samu para imediata avaliação e orientação quanto à conduta apropriada pelo médico regulador.

Treinamento de profissionais em Janaúba – Foto: Divulgação/SAMU

Ubiratam Lopes Correia, coordenador do Núcleo de Educação Permanente do Samu, destaca que além da avaliação clínica realizada pelo profissional, a introdução da tecnologia está possibilitando maior agilidade no diagnóstico e intervenção. “Com a realização da trombólise pré-hospitalar o paciente pode ser atendido em tempo hábil e com o que há de mais moderno para a desobstrução química das artérias”, ressalta.

As doenças do sistema circulatório são as que mais matam no Brasil e a principal causa de morte no Estado, respondendo por 28% das mortes registradas em 2010, conforme dados do Datasus. No Norte de Minas a mortalidade por IAM é alta e acima da média nacional (18,2% versus 15,1%).

Treinamento de profissionais em Janaúba – Foto: Divulgação/SAMU

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui