Caratinga realiza hora do mamaço para incentivar aleitamento materno

0

A Prefeitura de Caratinga realizou com grande sucesso a 2ª Hora do Mamaço. O evento é uma ação inserida no Programa + Saúde Caratinga, que teve seu lançamento em julho de 2013, e aconteceu na manhã de sábado (23) na Praça Cesário Alvim. A Hora do Mamaço apresentou dezenas de mães que amamentaram seus bebês em frente à Catedral de São João Batista e colaboraram para divulgar a ação, promover o aleitamento materno desmistificando preconceitos acerca do ato de amamentar e realçando quais são os benefícios do aleitamento para a mãe e para o desenvolvimento da criança.

Fabiane Soares, de 34, foi a primeira mãe a chegar à 2ª Hora do Mamaço de Caratinga com o filho. “Tenho dois filhos pré-adolescentes que não amamentaram. Fui mãe muito cedo e, por preconceitos e por medo da flacidez dos seios, não dei de mamar. Meus filhos tiveram diversos problemas de saúde por causa da falta do leite materno. Agora tenho um recém-nascido e depois que participei de diversas palestras de incentivo ao aleitamento na ESF do Limoeiro quis amamentar e estou muito feliz porque o Pedro Arthur já tem quase dois meses e não apresentou nenhum problema de saúde. Tenho a certeza de que ele e eu estamos sendo beneficiados com a amamentação e recomendo a todas as gestantes que se preparem para dar ao seu filho o melhor alimento para a criança: o leite materno”.

O evento apresentou dezenas de mães que amamentaram seus bebês em frente à Catedral de São João Batista – Foto: Divulgação/Prefeitura de Caratinga

A secretária de Saúde, Sueli Amorim, participou da cerimônia de abertura do evento agradecendo a participação das mães e dos caratinguenses que apoiam a iniciativa. “A Prefeitura de Caratinga mostra-se preocupada com a Atenção Primária à Saúde e vem promovendo diversas ações de prevenção de doenças e de promoção à Saúde. O ditado prevenir é melhor do que remediar é um conceito importante para todas as ações que vem sendo desenvolvidas nesta Gestão 2013-2016. Esta é a segunda edição da Hora do Mamaço em Caratinga, como prometemos no ano passado, a primeira edição não seria a única”.

Após a apresentação de mais de 30 mães amamentando, os profissionais da Saúde Bucal realizaram a higienização da boca dos bebês ensinando às mães como se fazer o procedimento correto. Em seguida foram distribuídas as lembrancinhas do 2º Mamaço de Caratinga para todas as mães e realizados sorteios de brindes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui