Marina Silva abre 10 pontos sobre Aécio e vence Dilma no segundo turno

0

Candidata do PSB se consolida no primeiro turno e fica a cinco pontos da presidente e candidata do PT

Na primeira pesquisa Ibope com a presença da ex-ministra Marina Silva como candidata do PSB à Presidência da República, ela alcança 29% da preferência do eleitorado, abrindo dez pontos sobre o senador Aécio Neves (PSDB), que tem 19%, e ficando a cinco da presidente Dilma Rousseff (PT), que lidera a disputa com 34%. No segundo turno, porém, a disputa entre Marina e Dilma se inverte, com a candidata do PSB alcançando 45%, contra 36% de Dilma. Em um eventual segundo turno entre a petista e o tucano, o placar é de 41% a 35% para a presidente.

Em relação aos outros candidatos, Pastor Everaldo (PSC) e Luciana Genro (PSOL) registram 1%. Os outros candidatos, juntos, somam 1%. Brancos e nulos chegam a 7% e indecisos são 8%.

A pesquisa Ibope foi contratada pela “Rede Globo” e pelo jornal “Estado de S.Paulo” ouviu 2.506 eleitores entre os dias 23 e 26 de agosto em 175 municípios de todas as regiões do Brasil. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE, com o número BR428/2014.

(Candidata abre 10 pontos sobre Aécio e vence Dilma no segundo turno – Foto: Divulgação)

Comparativo

No último levantamento do Ibope, divulgado no dia 8 de agosto, quando o candidato do PSB ainda era Eduardo Campos, Dilma registrava 38% (agora perdeu quatro pontos), Aécio Neves somava 23% (perdeu quatro) e o nome socialista tinha 9%. Pastor Everaldo era o preferido de 3% dos eleitores (agora perdeu dois pontos) e os outros candidatos, juntos, somavam 3% (perderam um ponto). Brancos e nulos eram 13% (seis a mais que agora) e indecisos somavam 11% (três a mais que atualmente).

Cinco dias após a divulgação daquela pesquisa, com a morte de Eduardo Campos, o Datafolha foi a campo para testar o nome de Marina, que ainda não havia sido oficializada na cabeça de chapa. O resultado já mostrava uma mudança na correlação de forças das eleições.
No levantamento do Datafolha, divulgado em 18/8, Dilma Rousseff registrava 36%, Marina tinha 21% e Aécio somava 20%. Pastor Everaldo era o escolhido de 3% e os outros candidatos tinham 2% somados. Brancos e nulos eram 8% e os indecisos alcançavam 9%.

(Super Notícia)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui