Atleta do Norte de Minas Gerais é medalha de ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude

0

O Time Brasil conquistou mais duas medalhas no penúltimo dia de competições dos Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014. A dupla feminina de vôlei de praia formada por Duda Lisboa e Ana Patrícia conquistou a medalha de ouro, enquanto Marcus Vinicius D’Almeida foi prata no tiro com arco, nesta terça-feira, dia 26. Com essas conquistas, o Brasil chegou a 15 medalhas em Nanquim, mais do que o dobro de Cingapura 2010, primeira edição do evento, quando o país alcançou sete medalhas.

Na estreia do vôlei de praia no programa esportivo dos Jogos Olímpicos da Juventude, o ouro do torneio feminino ficou com o Brasil. Em partida difícil, a sergipana Duda Lisboa e a mineira, natural de Espinosa, Ana Patricia Ramos, a Paty, sagraram-se campeãs olímpicas ao derrotaram de virada as gêmeas canadenses Megan e Nicole McNamara por 2 sets a 1 (17/21; 21/13 e 16/14). O jogo foi tenso, com as brasileiras cometendo muitos erros no primeiro set. No segundo, a dupla verde e amarela assumiu o controle. Já no tie break, a emoção foi até o último ponto, quando Duda colocou a bola no chão para confirmar o Brasil no lugar mais alto do pódio.

País chega ao último dia de competições com 15 medalhas em oito modalidades nos Jogos Olímpicos da Juventude (Foto: Wander Roberto/Inovafoto/COB)

“Poder realizar esse sonho olímpico sendo tão jovem é realmente maravilhoso”, disse Paty, que começou a carreira no handebol e está no vôlei de praia há pouco menos de dois anos. “No primeiro set, tivemos um pouco de dificuldades de encaixar o nosso jogo. Mas, no segundo e terceiro, a gente se acertou”, explicou a atleta mineira.

A medalha de ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude comprova o domínio do país nas categorias de base mundiais. Nas últimas 31 principais competições da juventude desde 2000, o Brasil ganhou 16. O resultado confirma ainda a boa fase de Duda, que, no último mês, conquistou o bicampeonato mundial Sub-19, atuando ao lado de Andressa. A atleta de 16 anos ainda é vice-campeã mundial Sub-23 e já surge como um grande talento para a modalidade para os próximos anos. “O gosto da vitória é sempre igual, mas ganhar os Jogos Olímpicos não se compara a nada. Com certeza é o campeonato mais importante da minha vida. É inexplicável”, comemorou Duda, de 16 anos.

No tiro com arco, Marcus Vinicius D’Almeida, nono melhor do mundo na categoria adulta, conquistou a medalha de prata na prova de recurvo 60m. Em uma final de excelente nível técnico, o brasileiro de 16 anos foi superado pelo coreano Woo Seok Lee por 7 a 3, mas saiu satisfeito em alcançar o resultado mais importante de sua promissora carreira e inédito para o tiro com arco nacional. A medalha de bronze ficou com o indiano Atul Verma, da Índia.

Marcus Vinicius chegou a Nanquim credenciado como um dos grandes nomes da delegação brasileira. Seus últimos resultados já o colocam como o maior nome da história do tiro com arco nacional. Agora, com sua primeira medalha olímpica, o carioca quer acertar alvos cada vez mais certeiros para continuar fazendo história na modalidade. “É uma realização para mim, para o meu esporte e para todos que me apoiaram sempre. Só tenho a agradecer. Este é o resultado mais importante da minha carreira”, celebrou o emocionado Marcus Vinicius, que foi porta-bandeira da delegação brasileira na Cerimônia de Abertura do evento.

A primeira medalha do Brasil em uma competição olímpica de tiro com arco veio em após disputa acirrada com o sul-coreano Woo Seok Lee. Na soma das flechas, o equilíbrio fica evidente, com o placar de 148 a 146 para o coreano. “Foi uma grande final olímpica e o ouro não veio por pouco. Ele chegou perto da perfeição e eu não consegui acompanhar. Eu não perdi, ele que ganhou. A esperança da medalha de ouro me fez manter o foco durante toda a prova. Vim para o outro lado do mundo, busquei uma medalha, fui vice-campeão olímpico. É uma sensação de orgulho, difícil descrever”, explicou Marcus, que agora parte para mais um objetivo importante em sua carreira. O brasileiro sai da China diretamente para a Suíça, onde disputará a final da Copa do Mundo. Esta é a primeira vez que um brasileiro participa da competição.

São muitos resultados importantes, mas o grande alvo de Marcus está a dois anos de distância: os Jogos Olímpicos Rio 2016. “Acho que posso buscar uma medalha em 2016. O time inteiro está forte. As chances são triplas, no individual, equipe masculina e mista. A gente vai em busca de uma medalha. O trabalho feito é o grande incentivo”, projetou Marcus.

Nesta quarta-feira, dia 27, serão realizadas as últimas provas dos Jogos Olímpicos da Juventude. O Brasil disputará apenas as competições de lutas associadas, com Rafael Crystello. Na quinta-feira será realizada a Cerimônia de Encerramento dos Jogos, no Estádio Olímpico de Nanquim, a partir das 9hs (horário de Brasília), 20hs (horário de Nanquim). (UIPI)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui