Vendedores de pintinhos coloridos artificialmente são presos no Leste de Minas

1

Detidos podem responder por crimes de maus-tratos. Polícia apreendeu aproximadamente 680 pintinhos coloridos.

Foram detidos na tarde dessa tarde sexta-feira (22), no Centro de Timóteo (MG), dois homens suspeitos de comercializar pintinhos coloridos. Além dos detidos, a Polícia Militar de Meio Ambiente também apreendeu 678 filhotes vivos, 11 machucados e 18 mortos.

O Tenente Átila Porto disse que a Polícia Ambiental recebeu diversas denúncias informando a venda dos pintinhos e nessa sexta-feira eles conseguiram deter os dois homens em flagrante.

Ainda segundo o Tenente Átila, os dois homens, um de 23 e outro de 24, foram encontrados vendendo os animais na calçada de uma movimentada Rua do Centro de Timóteo. Os dois disseram para polícia que os pintinhos, não são comprados no Vale do Aço, e que vem da região nordeste do país.

Pintinhos eram comercializados no Centro de Timóteo (Foto: Patrícia Belo / G1)

“Os dois presos relataram que os pintinhos são trazidos de Pernambuco até São Paulo, e em seguida são levados para Governador Valadares. Depois que chega ao Vale do Aço, os interessados compram a mercadoria e desloca para as demais cidades. Essas informações foram relatadas pelos autores, cabe a polícia agora investigar melhor essa situação”, explica o tenente.

Porto diz que os pintinhos eram vendidos por R$ 2 reais, e que segundo o relato dos presos, os animais chegavam já todos tingidos. “Eles contam que os animais já eram entregue a eles coloridos, e que eles somente vendiam os bichos. Os autores também não souberam explicar em detalhes como é o esquema da venda que tem inicio no estado de Pernambuco”, conta.

Laudo veterinário

Além da apreensão das aves e da prisão dos suspeitos, a Polícia Militar procurou um profissional para emitir um laudo veterinário e explicar as condições das às aves. Segundo o diagnóstico os filhotes foram submetidos a anilinas caseiras, que podem ser tóxicas e levar a morte.

“Segundo a veterinária que emitiu o laudo, esses animais são molhados na anilina e depois são colocados para secar. Depois que são coloridos os animais começam a se limpar e acabam ingerindo a substância toxicas. Esses pintinhos tem imunidade baixa e com o armazenamento das substância eles acabam morrendo. Esses bichos tem no máximo sete dias de vida. Outra coisa atestada no laudo é o mal armazenamento e transporte, isso acaba acelerando o processo do óbito”, disse Porto.

Os autores serão encaminhados para delegacia de Timóteo onde serão ouvidos e liberados, já que trata-se de um crime de menor potencial ofensivo. “Eles responderão pelo crime de maus tratos e poderão pegar de seis meses a um ano de detenção. Porém o crime cabe fiança e eles podem responder em liberdade”, finaliza.

(Inter TV dos Vales)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui