Mães realizam ‘mamaço’ em Governador Valadares

0

Evento reuniu cerca de 100 mães na tarde desta segunda-feira (18). Objetivo é incentivar amamentação em crianças de até dois anos.

Mães realizaram na tarde desta segunda-feira (18) um encontro para amamentar seus filhos, no Teatro Atiaia, no Centro, em Governador Valadares, Leste de Minas Gerais. O mamaço reuniu cerca de 100 mães, segundo Viviane Borges, que é psicóloga e organizadora do ato em Valadares.

Com a proposta de promover o aleitamento, a direção do hospital Bom Samaritano, responsável pelo ato, decidiu realizar mais um evento sobre a importância de oferecer leite materno aos filhos.

Mamaço aconteceu nesta segunda-feira em Valadares (Foto: Pierry Aires/Óbvio Comunicação)

A manifestação acontece em mais de 170 países, na Semana Mundial de Aleitamento Materno. No Brasil, o mamaço acontece há 15 anos, sendo que em Valadares evento já está na sua 5ª edição. Este ano o tema do mamaço é “Amamentação: um ganho para a vida toda”. De acordo com a organização, o objetivo é incentivar a prática da amamentação em crianças de até dois anos.

“As mães devem dar de mamar seja para saciar a fome, sede, necessidade de sucção ou simplesmente para acalmar e alimentar emocionalmente o bebê. Amamentar é amar, cuidar, trata-se de um momento de intimidade e carinho entre a mãe e a criança”, explica a psicóloga Viviane Borges.

De acordo com a última pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, em 2009, 41% das crianças menores de seis meses recebem somente leite materno como alimento e 67% mamam na primeira hora de vida. O tempo médio de aleitamento materno aumentou um mês e meio, de 1999 a 2008, passando de 296 para 342 dias.

A amamentação exclusiva é considerada pelos especialistas, como a estratégia mais eficaz na redução da mortalidade infantil. “Hoje em dia todas as mamães sabem da importância da amamentação para os bebês. Então, quanto mais tempo elas poderem amamentar, melhor para os seus filhos”, afirma a dona de casa Divoni Maria Honorato, que participou do evento. (G1)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui