Depressão atinge cerca de 30% da população brasileira

0

Morte do ator Robin Williams reacende debate sobre a enfermidade. Diagnóstico preciso, tratamento e suporte familiar ajudam a superar doença

Esvaziamento, angústia, tristeza, aperto no coração, sofrimento sem fim. Há quem perca o chão, a fé e até a vontade de viver. Comer, dormir, sair de casa, levantar da cama, nada faz sentido. Um quarto escuro pode ser o maior conforto. Quem sente ou sentiu na pele os sintomas de uma depressão entende bem os relatos. Aqueles que não passaram pelo problema apenas imaginam e alguns pensam se tratar de fraqueza ou frescura. A morte do ator Robin Williams, que tirou a própria vida possivelmente acometido por quadro depressivo, reacendeu as discussões sobre a enfermidade. Estima-se que a doença, cercada de estigmas e preconceitos, atinja cerca de 30% da população. De cada três pessoas, pelo menos uma teve, tem ou terá algum episódio depressivo durante a vida, segundo a Associação Mineira de Psiquiatria. Tratamentos incluem remédios e terapia.

“O preconceito faz com que se interprete como se fosse frescura. Não é”, enfatiza o psiquiatra Maurício Leão, presidente da Associação Mineira de Psiquiatria. A enfermidade pode ocorrer em qualquer fase da vida, mas é mais diagnosticada entre adultos, mais comum em mulheres e tem base orgânica e biológica, sendo, às vezes, genética e hereditária. “Quando não tratada, emburrece, pois as pessoas tendem a ter o comprometimento das funções cognitivas e começam a se sentir, literalmente, burras, efeito que diminui o funcionamento das funções psíquicas superiores. Além disso, engorda, por causa do aumento de cortisol, hormônio ligado ao metabolismo, e mata”, afirma Leão.

O médico destaca que a doença enfrenta três dificuldades: identificá-la, aceitá-la e lutar contra o preconceito. Comumente confundida com tristeza, o psiquiatra esclarece: “É diferente de tristeza. Depressão é doença, enquanto a outra é um estado psíquico, emocional, ligado à história de vida e a eventos desagradáveis na vida de uma pessoa”. Para identificá-la, é preciso estar atento aos sinais que se manifestam nas esferas psicológica, biológica, comportamental e afetiva.

Tratamento

Mas médicos avisam que é possível – e desejável – cuidar do paciente sem que ele deixe de realizar tarefas e de levar sua vida normalmente. Medicamentos, psicoterapia e hábitos saudáveis de vida ajudam na cura e na prevenção de novos episódios. “Um dos mitos é que remédio psiquiátrico faz mal e causa dependência. Antidepressivos não produzem dependência, os tratamentos é que são longos”, afirma Maurício Leão. Os tratamentos são de no mínimo um ano e a maior parte dos medicamentos leva até dois meses para fazer efeito.

Efeitos colaterais são bem tolerados pelo organismo e os remédios não deixam o paciente paralisado, como alerta o psiquiatra Rodrigo Mendes D’Angelis, professor de psicoterapia humanista da Universidade Fumec. Ele explica que a psicoterapia também é indicada. “Os sintomas afetam a dinâmica e a rotina do paciente e, por isso, a psicoterapia é necessária com uma frequência considerável. Ela ajuda no controle de outros componentes, como a desilusão que os sintomas trazem.” A terapia ajuda a expor as angústias e evitar a pior das consequências. “Essa escuta ajuda a pessoa a não se restringir àquele mundo de sombras”, diz D’Angelis.

Internações no SUS por depressão sobem 14,7%

Os diagnósticos de depressão têm aumentado nos últimos anos, segundo profissionais, impulsionado, possivelmente, por dois fatores: o ritmo de vida moderno tem gerando mais doentes e, por outro lado, número maior de afetados procura ajuda. As secretarias de Estado e Municipal de Saúde não sabem informar quantos são os pacientes diagnosticados com depressão atendidos nas respectivas redes. Médicos são unânimes: quanto mais cedo se procura ajuda médica, maiores são as chances de cura.

De acordo com o Ministério da Saúde, de 2003 a 2013, houve aumento de 14,7% no número de internações no Sistema Público de Saúde (SUS) por depressão no país. A quantidade de pessoas que ocuparam os leitos hospitalares saltou de 53.700 para 61.604 em uma década. A internação é indicada para pacientes em estágio tão avançado da doença que não conseguem se alimentar, sair da cama, aceitar medicamento ou têm a vida em risco.

O clínico-geral Geraldo Carvalhaes, especializado em dores crônicas e em atendimento a pacientes com depressão, concorda que a incidência da doença é alta, mas alerta que, muitas vezes, é má diagnosticada pelos médicos e interpretada de forma errada pela família do doente. Segundo ele, grande parte dos clínicos não faz diagnóstico da depressão e não há número suficiente de psiquiatras no país para atender a demanda. “Além de não haver formação adequada, a medicina hoje é corrida, com atendimentos de 10 a 15 minutos. Para se fazer um diagnóstico de depressão, são necessárias até três consultas de pelo menos uma hora”, diz.

Atenção

Ouvir o paciente e verificar as alterações hormonais permite concluir pela depressão propriamente dita ou pela doença mascarada, de difícil detecção. Carvalhaes explica que queixas somáticas, como dores lombares e crônicas, podem estar relacionadas a quadros depressivos. E se o médico não estiver atento, pode indicar até cirurgias desnecessárias. Além de antidepressivos, antipsicóticos e ansiolíticos, entre os tratamentos oferecidos por ele estão terapia, estimulação magnética transcraniana (sem efeito colateral e com poucas contraindicações, consiste em estimular o cérebro com uma onda eletromagnética que vai liberar os neurotransmissores, a exemplo do efeito dos antidepressivos) e um soro à base de quetamina.

FIQUE ATENTO

Veja como identificar a depressão e tratá-la

SINTOMAS

– Psíquicos: Comprometimento do raciocínio, da memória, vontade e iniciativa. Desânimo
– Comportamentais: nervosismo, cansaço, tendência à introspecção, baixo desempenho no trabalho e incapacidade de sentir prazer
– Biológicos: dores musculares e de cabeça. Pode haver ganho de peso, lesões dermatológicas, tonteira, náusea, dores no peito e insônia
– Afetivos: Diminuição do humor, tristeza, negativismo.

COMO TRATAR

– Tratamento medicamentoso: antidepressivos, antipsicóticos e ansiolíticos
– Psicoterapia
– Apoio de familiares e amigos
– Vencendo o preconceito

MITOS SOBRE DEPRESSÃO

– Só ocorre em quem é frágil ou não tem temperamento forte
– Com o avançar da idade, depressão é algo natural
– A recuperação só depende de força de vontade
– Toda tristeza é depressão

VERDADES SOBRE A DOENÇA

– Pessoa deprimida está acometida por quadro psiquiátrico. Não significa que ela não tenha força
– A depressão não deve ser vista como algo natural, é uma doença. Não se pode afirmar que a prevalência é maior em idosos
– Depressão é doença e requer tratamento
– A doença é uma condição psíquica, apesar de ter a tristeza como base

(Fonte: Jornal Estado de Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui